2173

Prefeitura Municipal de Andorinha

Pular para o conteúdo
Última atualização: 12 junho 2024 às 13:30:49
|
Prefeitura Municipal de
Andorinha


Programas, Projetos e Ações


Nesta seção o cidadão encontra à implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e ações dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos

Utilize o(s) campo(s) abaixo para pesquisar

Foram encontrados 78 resultados para a pesquisa.

Órgão: Secretaria Municipal de Educação

Jornada Pedagógica 2024


Número: 31

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: Culminância da Jornada Pedagógica de 2024.

Metas: Período de trabalho e reflexão intensiva realizado por educadores, como professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, com o objetivo de planejar, discutir e aprimorar práticas educativas.

Indicadores: A semana pedagógica é o momento ideal para apresentar quem são os integrantes da equipe e suas funções, planejar o ano letivo, revisar o Projeto Político-Pedagógico e apresentar as normas disciplinares e administrativas praticadas na escola.

Resultados: A Jornada Pedagógica é um importante momento formativo que se constitui no movimento dialético, entre conhecimentos acadêmicos e saberes oriundos da experiência dos diferentes sujeitos da Rede Municipal de Educação (RME).

Informações Adicionais: A Secretaria Municipal de Educação brilhou mais uma vez ao promover a culminância da Jornada Pedagógica de 2024! A Secretária Lurdinéia Guimarães enfatizou a importância do evento para os profissionais educadores e proporcionou uma reflexão de grande impacto através das colocações do Dr. Geraldo Peçanha de Almeida, que emocionou os presentes e com certeza acrescentou conhecimento. Parabéns professora Lurdinéia! Parabéns equipe Semed! Foi tudo muito lindo e demonstrou carinho, afeto e compromisso com a Educação.


Jogos Estudantis da Integração


Número: 30

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: Proporcionar maior segurança na execução das atividades, estabelecer uma relação de confiança entre as escolas, auxiliando no relacionamento com os demais alunos e funcionários.

Metas: Um projeto que incentiva a prática esportiva.

Indicadores: A cerimônia iniciou com um desfile pela cidade e em seguida teve concentração na Praça de Eventos, com apresentações das equipes que irão participar dos jogos, banda de Fanfarra e show de calouros.

Resultados: Os Jogos deram início dia 11 e seguiram até o dia 15 de dezembro, no Campo do Caldeirão da Vaca e no Ginásio Esportivo Altino Junior.

Informações Adicionais: Reforçar com os colaboradores da importância de se trabalhar em equipe, somando forças para se alcançar resultados comuns e satisfatórios para a organização.


Cursos de Formação Para Professores


Número: 29

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: É uma forma de garantir mais qualidade no ensino e melhores condições de trabalho para os docentes. É um meio de mostrar para a comunidade escolar que a instituição se preocupa com o futuro dos alunos e valoriza seus profissionais.

Metas: A Secretaria Municipal de Educação objetiva mostrar que a educação tem um papel importante na construção do conhecimento do profissional educador, e esse compromisso é realizado com estudos ativos na prática.

Indicadores: Os cursos: Andorinha Alfaletrada para os profissionais da Educação Infantil é mediado pelas professoras Jalba Cruz e Sandra Aparecida - Técnicas da Semed e o Curso para Formação de Gestores Escolares é mediado pela Formadora Cléa, também técnica da Semed.

Resultados: O resultado de uma gestão escolar que investe na formação de seus professores é uma rede engajada, comprometida com a evolução e a melhoria do aprendizado de seus alunos. Em um mundo de mudanças, a escola deve ser a primeira a encarar os desafios.

Informações Adicionais: Os Cursos de Formação promovidos pela Secretaria Municipal de Educação de Andorinha retomam suas atividades, e neste sábado 22/07, os formadores ministraram com sucesso seu conteúdo.


Fórum Municipal de Educação


Número: 28

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: Fóruns Permanentes de Educação são espaços de participação da sociedade para a formulação e acompanhamento da política educacional em cada território.

Metas: Neste encontro, previa-se a eleição para Coordenação, a qual ficou definido o seguinte: para Coordenação a professora Lucimary Reis, a vice-direção o Pastor Cleones Silva e a Secretária do Fórum a professora Marta Maria. Foi realizado também o Estudo do Regimento do Fórum elaboração de cronograma de reuniões ordinárias, ficou acordado para acontecerem a cada 2 meses, na segunda e quarta-feira de cada mês.

Indicadores: A Secretaria Municipal de Educação, realizou no dia 15/06, a primeira Reunião do ano de 2023 do Fórum Municipal de Educação. Ressalta-se que este é de caráter permanente e têm a responsabilidade de acompanhar as políticas públicas relacionadas à educação entre outros, e atua em conjunto com o Conselho Municipal de Educação e Equipe de monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME).

Resultados: O Fórum de Educação é uma instância de caráter permanente responsável pela coordenação dos processos de construção, revisão e acompanhamento dos Planos de Educação.

Informações Adicionais: "Trata-se de um importante acontecimento o funcionamento deste Fórum, assim alcançamos as metas propostas no PME, bem como as recomendações do Ministério Público, no sentido de melhorias em prol da Educação do nosso município", afirmou Lurdinéia Guimarães - Secretária Municipal de Educação.


CAPACITAÇÃO DE MERENDEIRAS NO COLÉGIO MUNICIPAL


Número: 27

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: A Nutricionista Leide Castro ressaltou que "o intuito é incentivar as boas práticas de alimentação no ambiente escolar e atender adequadamente os critérios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que acontece anualmente com todas as merendeiras do município".

Metas: O evento foi ministrando pela Nutricionista Leide Castro, com a participação da Psicóloga Thayná Amorim que abordou sobre o tema "Saúde Mental", e a Nutricionista Hele Rejandes, que ressaltou o tema sobre alimentação para estudantes com necessidades especiais e específicas.

Indicadores: A sabedoria popular que diz: “você é o que come”, que se evidencia de forma contundente na terceira idade. Estabelecer bons hábitos alimentares na infância, e mantê-los no decorrer dos anos tem um grande impacto na saúde e bem-estar, reduzindo o risco de doenças crônicas.

Resultados: Além de envolver modificações do hábito alimentar a médio e a longo prazo, as ações de promoção e orientação da saúde formam importante meio de informação e formação de hábitos.

Informações Adicionais: A Secretária Municipal Lurdinéia Guimarães reforça a importância da promoção desse evento, na certeza de que esse movimento prioriza a adequação das práticas desse profissional, para servir os estudantes do município com qualidade e segurança.


Formação Com Os Profissionais Da Educação


Número: 26

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: Uma formação de professores adequada serve como alicerce para construir escolas, cidadãos e profissionais mais competentes, éticos e humanos.

Metas: Daí a importância de que os educadores estejam sempre bem preparados e atualizados, tanto para promover questionamentos sobre o mundo quanto para apresentar soluções a partir de diferentes pontos de vista.

Indicadores: Formação de professores é um termo amplo, que pode se referir tanto à formação básica quanto à formação complementar ou continuada.

Resultados: O Sábado de Formação com os profissionais da Educação foi sucesso de organização, aprendizado e interação! As formações são: Andorinha Alfaletrada, Curso para Gestores e SAEB+ Anos Iniciais, que foram pensadas de forma minuciosa, engajada e comprometida com as reais necessidades dos profissionais, como ferramentas para crescimento e embasamento do seu trabalho.

Informações Adicionais: A Secretária Municipal Lurdinéia Guimarães, aposta e apoia as formações desses professores na perspectiva de avanços e aprendizagem dos estudantes.


Projeto Aluno Nota 10


Número: 25

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: O "Projeto Aluno nota 10" é uma iniciativa que objetiva contribuir com o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes da Vila Medrado, tendo como ponto de apoio e já instalada no espaço, uma sala que funcionará dentro da Escola Manoel Dias Morgado, como extensão das aulas regulares.

Metas: Vale ressaltar nesse contexto que, consequentemente, esta implementação elevará a qualidade da educação ofertada pelo município.

Indicadores: A etapa de diagnóstico e articulações entre família e escola se dará em Junho e as oficinas práticas de sequência didática estão previstas para acontecer em Julho. Um planejamento traçado a partir das necessidades educativas dos estudantes, contemplando além do desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e raciocínio matemático, o contexto psicossocial do aluno. Uma excelente parceria!

Resultados: Sempre que uma pessoa deseja ser exemplo ela precisa trabalhar de alguma forma para que seu objetivo seja destacado das demais pessoas, é preciso ter uma rotina que nos permite exercitar nosso lado a ser destacado. Para ser diferente e exemplo é preciso mudar.

Informações Adicionais: PROJETO ALUNO NOTA 10 IMPLANTADO NA ESCOLA MANOEL DIAS MORGADO -MEDRADO. UMA PARCERIA ENTRE FERBASA, SESI E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.


ENCONTRO FORMATIVO DO PROJETO SGINF EM FOCO, EM SA


Número: 24

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: O PDDE é uma ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação.

Metas: Representantes Técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Andorinha, Jairo José e Cecília Márcia participam hoje, 11/05, em Salvador, do Encontro de Formação apresentado pela Rede Estadual de Assistência Técnica e Pedagógica Aos Municípios no âmbito do PDDE e Ações Integradas.

Indicadores: Os recursos do PDDE Básico são destinados a beneficiar estudantes matriculados nas: escolas públicas de educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal; escolas públicas de educação especial das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal; e escolas privadas de educação especial qualificadas como beneficentes de assistência social ou de atendimento direto e gratuito ao público.

Resultados: Para receber os recursos do PDDE a EM, além de estar com os procedimentos de habilitação regulares, deve estar adimplente com as prestações de contas de recursos do PDDE recebidos em anos anteriores.

Informações Adicionais: Reforçar a autonomia gerencial e participativa de alunos, pais, professores, e demais servidores da educação.


Programa de Formação de Educadores do Campo (FORM


Número: 23

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: Formação continuada dos profissionais que atuam na educação do campo, em escolas dos municípios situados na área de abrangência da Bahia.

Metas: Em Andorinha, as formadoras responsáveis pelo programa são Maria José Pacheco e Jalba Cruz, as formações serão compostas de cursos on-line, sendo 40% de forma síncrona e 60% assíncrona, certificados pelo PROEX/UESB, com carga horária total de 120 horas.

Indicadores: O público alvo da formação são os educadores, gestores e coordenadores pedagógicos. Cerca de cinquenta (50) cursistas já se inscreveram.

Resultados: Vale ressaltar que considera-se educadores do campo, daquelas situadas no campo, bem como das escolas urbanas que recebem o aluno do campo.

Informações Adicionais: Educação destaca-se como um importante instrumento de luta pela terra e pela transformação social. Por isso, o educador e a educadora do campo ocupam na comunidade um papel fundamental no fomento à cultura, na formação dos sujeitos e na organização político-social.


Visitas Da Equipe Técnica Pedagógica


Número: 22

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: A equipe pedagógica faz visitas regulares às unidades de ensino para conversar com gestores e professores escolares, acompanhar o planejamento de cada um e fazer a observação das aulas, a fim de intensificar a formação.

Metas: A Equipe Técnica Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação começou o roteiro de visitas presenciais às Escolas Municipais em Andorinha, a partir do dia 20/04/2023. No período matutino o contexto visitado foi a Escola Municipal Martilhiano José Ferreira em Morro Branco, no período vespertino a equipe seguiu para a Escola Municipal de Sítio do Açude.

Indicadores: Quando a equipe da Secretaria de Educação está perto do docente, ele se sente seguro e motivado para melhorar sempre. Juntos, formamos uma rede de estudo e troca de experiências com foco na aprendizagem de todos – estudantes e educadores.

Resultados: O objetivo dessas visitas é acompanhar de perto o trabalho do Coordenador Pedagógico escolar, no sentido de apoioá- los, orientá-los e intervir quando necessário, com relação às ações de formação e acompanhamento docente, aprendizagem dos estudantes e as diversas ações pedagógicas planejadas para o ano de 2023.

Informações Adicionais: Para planejar as formações, é preciso conhecer a realidade das escolas.


Sistema Saeb


Número: 21

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: Reduzir as desigualdades educacionais por meio de uma política transformadora educacional.

Metas: A Secretaria Municipal de Educação reafirma seu compromisso apresentado na Jornada Pedagógica 2023, de priorizar as formações de equipes gestoras e professores para alavancar a aprendizagem dos alunos, através do Sistema Saeb, que permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes.

Indicadores: Neste contexto, o foco das formações será na Avaliação. Seja em caráter somativo em larga escala, ou utilizada cotidianamente nas instituições de ensino, a avaliação é indispensável para garantir o direito à educação.

Resultados: O Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Informações Adicionais: "Esse é nosso objetivo para nortear o trabalho dos professores e chegar até o aluno substancialmente" afirma a Secretária de Educação Lurdinéia Guimarães.


Homenagem Ás Mulheres Andorinheses


Número: 20

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: Neste dia 08, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Colégio Estadual do Campo, prestaram homenagem às mulheres andorinheses através de um cortejo pelas ruas principais da cidade e em seguida, uma concentração na Praça da Feira.

Metas: Os alunos convidados fizeram apresentações artísticas que enfatizaram o empoderamento, a diversidade e a força que a mulher vêm desenvolvendo na sociedade.

Indicadores: Participaram desse evento, autoridades do município, alunos do Colégio Estadual de Andorinha, Colégio Municipal Deputado Jonival Lucas, Escola Municipal Noêmia Vitor e Escola Municipal São José.

Resultados: As mulheres têm alcançado e se destacado com potência e disposição para mudar esta cultura e, assim, conseguir criar oportunidades mais iguais de salários, hierarquia e, sobretudo, liderança.

Informações Adicionais: Estiveram presentes o Prefeito Municipal Renato Brandão, a Secretária de Educação Lurdinéia Guimarães, o Presidente da Câmara de Vereadores Ednaldo de Oliveira, a vereadora Maria de Lourdes, o Secretário de Administração Carlos André Guimarães, a Secretária de Assistência Social Maria Helena e outros funcionários representantes. Sem dúvidas um momento significativo para o município.


Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação


Número: 19

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: Coordenar as atividades de ensino, planejamento, orientação, supervionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Metas: A gestão de equipe pedagógica deve visar o alcance das metas pré estabelecidas neste projeto inicial.

Indicadores: A Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação se reuniu nesta quinta-feira (02/03) para alinhar as ações para o ano de 2023, a partir dos diagnósticos do ano anterior.

Resultados: Todas os projetos e demandas foram explanados e as funções delegadas, sob a ótica da efetiva concretização, para que os objetivos do ano letivo sejam alcançados com sucesso.

Informações Adicionais: Buscar atender aos alunos e orientá-los no processo de ensino-aprendizagem, implementando a proposta pedagógica da instituição de ensino.


Conscientização Da Síndrome de Down


Número: 18

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: Nosso proposito é transformar o olhar da sociedade para o tema da inclusão. Sonhamos em construir uma sociedade que atribua o mesmo valor a todos os indivíduos independente de suas características.

Metas: A inclusão deles na vida escolar e profissional aumenta suas possibilidades de desenvolvimento, além de reforçar para sociedade a necessidade de respeito às diferenças, quaisquer que sejam.

Indicadores: Conscientização e informação acerca de temas ligados à inclusão – direcionada a pessoas com e sem deficiência – que objetivam acabar com os preconceitos existentes em nossa sociedade. Adicionalmente, empregamos esforços para fomentar ocasiões de convívio inclusivo, de modo que as pessoas tenham a oportunidade de experimentar a diversidade, desfrutando das vantagens que esse processo oferece a todos.

Resultados: Cada dia, aumenta o número de alunos com deficiência matriculados no ensino regular. As estatísticas mostram que a inclusão deve continuar a crescer, não somente no âmbito escolar mas também social e no mercado de trabalho.

Informações Adicionais: Desde o começo, é bom deixar claro: engana-se quem pensa que estamos falando de uma doença. A síndrome de Down é uma mutação cromossômica e, de maneira alguma, é um fator impeditivo para que a pessoa tenha um desenvolvimento social como qualquer outra.


Jornada Pedagógica 2023


Número: 17

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: É um importante momento formativo que se constitui no movimento dialético, entre conhecimentos acadêmicos e saberes oriundos da experiência dos diferentes sujeitos da Rede Municipal de Educação (RME).

Metas: Andorinha realiza seu momento de aquecimento para o início das aulas, a Jornada Pedagógica Municipal de 2023 nos dias 13 a 17 de fevereiro, sob a temática: "Na Constelação da Educação o Estudante é nossa Estrela Guia", uma abordagem atual e necessária, que fomenta o protagonismo do estudante numa perspectiva de um indivíduo que compreende que seu conhecimento depende dele mesmo.

Indicadores: Isto significa ter alunos mais criativos e prontos para resolver os problemas que surgem durante toda vida. Compondo a programação do evento, na noite de abertura houve premiação para representantes dos estudantes em cada unidade escolar.

Resultados: Diversos espaços formativos com mesa redonda e oficinas, com o objetivo de qualificar a prática docente. A Secretária de Educação Lurdinéia Guimarães comemora junto a sua equipe o sucesso desse grande evento!

Informações Adicionais: Mesmo em meio ao tempo de incertezas, todos nós estamos valorizando a vida e a possibilidade de sermos transformadores na educação vem crescendo a cada dia.


Entrega Do Anexo Escola Caldeirão da Vaca


Número: 16

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: Garantir uma alta eficiência e melhorar a qualidade de ensino e proporcionar uma experiência educacional única e completa aos alunos da escola.

Metas: A extensão trata-se da cozinha que com as demandas e o fluxo relativo de alunos sempre foi uma necessidade da comunidade.

Indicadores: Mais uma conquista realizada pela Secretaria Municipal de Educação foi a entrega do anexo na Escola Caldeirão da Vaca."É com orgulho que participamos desse crescimento", declara a Secretária de Educação Lurdinéia Guimarães!

Resultados: As melhorias nas escolas municipais de modo geral, têm sido uma característica marcante no atual governo que a cada ano está atento e, junto á Secretaria de Educação vêm cuidando e construindo para acolher a classe.

Informações Adicionais: É perceptível quando uma escola oferece uma educação de qualidade por meio dos objetivos definidos para os alunos.


Encontro com as Diretorias Executiva e Ampliada d


Número: 15

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986 e com sede em Brasília/ DF.

Metas: Tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

Indicadores: A Undime é constituída por dirigentes municipais de educação (DME) em exercício. Isto é, aqueles que exercem a função de secretário municipal de educação.

Resultados: Secretária de Educação Lurdinéia Guimarães participa do Primeiro Encontro com as Diretorias Executiva e Ampliada da Undime Bahia. O evento transcorre entre os dias 17 a 18 de Janeiro. "É muito importante discutir a Educação e sobre as principais questões que a envolve, com foco no crescimento para o município" cita a Secretária Lurdinéia Guimarães.

Informações Adicionais: A Undime respeita e representa a diversidade do país, ao reunir os gestores dos 5.570 municípios brasileiros. Diante de toda a abrangência e capilaridade, são promovidas reuniões, seminários e fóruns.


Culminância do Projeto de Leitura


Número: 14

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: O Colégio Municipal Deputado Jonival Lucas da Silva realizou ontem (06) a abertura dos trabalhos de culminância do Projeto de Leitura cujo tema este ano enfatizou: "Quem lê e traz um conto desenvolve um tanto". A importância de um projeto de leitura é indiscutível em qualquer contexto educativo, isto porque, nesta oportunidade se oferece reflexões sobre a leitura, promove desenvoltura e segurança como leitor.

Metas: A prática da leitura estimula a criatividade, desenvolve a imaginação, trabalha a memória, aprimora o vocabulário, ajuda na escrita e promove uma aprendizagem significativa e contextualizada.

Indicadores: Essa aprendizagem baseada em projetos é um modelo de ensino que consiste em permitir que os alunos confrontem as questões e os problemas do mundo real que consideram significativos, determinando como abordá-los e, agindo para busca de soluções.

Resultados: Um cortejo literário pela avenida principal da cidade de Andorinha abrilhantou o convite á população, para que todos possam prestigiar esse evento, que se estenderá até o amanhã (08) na escola, com apresentações no palco e visitação ás salas.

Informações Adicionais: A secretária de Educação Lurdinéia Guimarães ressaltou a experiência exitosa das ações do Colégio Municipal. "A equipe gestora e professores têm se empenhado para promover o desenvolvimento do aluno em eventos nesta dimensão, é elogiável, estão de parabéns", conclui a secretária.


Projeto ABA


Número: 13

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: É conhecida também como Análise do Comportamento Aplicada. Muitos definem a aplicação de ABA para crianças autistas como “aprendizagem sem erro”. Basicamente, o ABA trabalha no reforço dos comportamentos positivos

Metas: Projeto ABA fornece as ferramentas e técnicas que você precisa para assumir o controle das surpresas e desafios que surgem a cada dia.

Indicadores: O ABA, é um termo que vem do Behaviorismo que observa, analisa e explica a associação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem. Sua abordagem está ligada ao condicionamento operante que é usado para mudar ou modificar comportamentos e ajudar na aprendizagem.

Resultados: A ABA é uma ciência que estuda os comportamentos humanos que são socialmente relevantes. Assim, podemos dizer que o objetivo principal das intervenções baseadas em ABA é observar, analisar e explicar a relação que existe entre comportamento humano, ambiente e aprendizagem.

Informações Adicionais: O local deve ser um ambiente sem distrações e as instruções devem ser claras, concisas e objetivas. O reforço deve ser imediato logo após cada resposta correta.


Manhã De Autógrafos Na Escola Municipal Caldeirão


Número: 12

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: O momento da leitura tem que ser visto como uma hora de diversão; associar o hábito a uma obrigação fará com que a criança tenha a sensação de que está sendo punida, e assim dificilmente desenvolverá o prazer que a leve a inserir a leitura em sua rotina.

Metas: 25 de novembro, aconteceu uma manhã de autógrafos na Escola Municipal Caldeirão da Vaca, durante o evento aconteceu o lançamento dos livros produzidos pelos estudantes. A proposta foi idealizada pela professora Maria Graciano que contou com o apoio da gestão escolar e da Secretaria Municipal de Educação.

Indicadores: A leitura infantil pode ser feita de inúmeras maneiras, mas o ideal é que seja de modo lúdico. Vale apostar em encenações teatrais, fantasias, fantoches e contar com a ajuda de algum instrumento musical que o leitor saiba tocar, sempre estimulando e incentivando a participação do pequeno na brincadeira.

Resultados: “Foi um momento lindo, vimos o brilho nos olhos dos nossos alunos e professores com o resultado do projeto e poder participar é gratificante, são ações como essa que mudam a visão da educação, e trazem o estudante para mais perto da sala de aula, parabéns”, citou Lurdineia Almeida Guimarães, secretária de Educação.

Informações Adicionais: Isso faz com que ela busque conhecimento sozinha e seja mais autônoma na descoberta dos próximos livros que desejará ler ou escrever.


Materiais Didáticos Para Educação Infantil


Número: 11

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: Com conteúdo completo, atualizado e adequado à estratégia pedagógica da escola, impacta significativamente os resultados da aprendizagem, além de contribuir de forma substancial para o engajamento dos professores e para as interações entre eles e os educandos.

Metas: Sabemos que a Educação vêm se reinventando e têm acompanhado as tendências de aprimoramento no campo da ludicidade, onde advém o desenvolvimento, a interação e aprendizagem na Educação Infantil com base na BNCC.

Indicadores: Por esses materiais podemos conhecer um pouco do pensamento infantil durante o brincar: como constroem conhecimento, imaginam, se expressam, se comunicam e sentem.

Resultados: Secretaria de Educação de Andorinha têm investido e nos últimos meses as escolas infantis foram contempladas com diversas equipamentos, como livros, brinquedos pedagógicos, jogos infantis, mobiliários adequados, para auxiliar e engrandecer o trabalho didático dos professores da área.

Informações Adicionais: As crianças atribuem significado, produzem cultura e modos de ver o mundo.


Plano Municipal de Educação (PME)


Número: 10

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: Um conjunto de reflexões, de intenções e de ações que respondem a demandas reais da educação no município, centradas em estratégias de curto, médio e longo prazo. O PME tem duração de 10 anos, porém, todo ano deve ser revisado de acordo com as necessidades municipais que tenham ocorrido durante o ano.

Metas: Desta forma a Secretaria Municipal de Educação, reuniu sua equipe técnica e as equipes gestoras das escolas para analisar o plano já existente, averiguando se ainda está de acordo com as necessidades atuais e traçar novas ações para atingir o mesmo.

Indicadores: PME é importantíssimo para educação, é um documento norteador, que dá base para que possamos trabalhar com os nossos estudantes no ano seguinte, e direcionar ações e adequações de acordo com as necessidades do município”, cita Lurdinéia Almeida Guimarães.

Resultados: Considerando que os Planos Municipais de Educação poderão ser limitados ou potencializados pelos Planos Estaduais, é recomendável que todos os segmentos da sociedade e das três esferas de governo se envolvam na construção dos PEEs da mesma forma que se envolveram na construção do PNE e façam o mesmo com relação ao PME no seu respectivo município.

Informações Adicionais: PNE é decenal por força constitucional, o que significa que ultrapassa governos. Além disso, tem vinculação de recursos para o seu financiamento, com prevalência sobre os Planos Plurianuais (PPAs), e, também por força de lei, cumpre a função de articular o Sistema Nacional de Educação em regime de colaboração. O amplo e democrático processo de debate, que começou na Confederação Nacional de Educação (CONAE) 2010 e culminou com sua aprovação pelo Congresso Nacional, reforça o caráter especial desse PNE.


Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente


Número: 9

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: É um processo dinâmico de diálogos e encontros voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora.

Metas: A Conferência é um processo pedagogico, participativo e democrático, que reúne estudantes, professores e comunidade escolar para pesquisar, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, elaborar um projeto de ação com o objetivo de transformar a realidade e escolher representantes que levam adiante as ideias acordadas entre todos. Nesse evento, acontece um encontro de jovens que usaram ideias e ações para contribuir e construir um futuro sustentável.

Indicadores: Após a realização da conferência municipal, será realizada a Conferência Territorial, momento em que as escolas estarão expondo seus projetos para as demais cidades do território Piemonte Norte do Itapicuru, até o dia 25 de novembro e entre os dias 06 e 09 de dezembro ocorrerá a conferência estadual.

Resultados: Utilizando metodologias participativas e processos de educomunicação que serão detalhados posteriormente, constituindo-se em um processo pedagógico que traz a dimensão política da questão ambiental para os debates realizados nas escolas e comunidades, na construção coletiva de conhecimento e no empenho nas resoluções de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos adolescentes e jovens.

Informações Adicionais: É importante salientar que Andorinha é a primeira cidade do Piemonte Norte do Itapicuru a realizar a conferência, sendo esse um passo que não é obrigatório. Mas entendendo a relevância da temática, nos unimos forças junto aos estudantes e equipe escolar para tornar esse momento uma construção de todos, para que pudemos levar ideias e ações dos nossos jovens, é um momento de fala, escuta e integração", citou Lurdineia Almeida, Secretária de Educação.


Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)


Número: 8

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos.

Metas: O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação.

Indicadores: O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) é um programa federal implantado, em 1995, pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

Resultados: A Prefeitura Municipal de Andorinha através da Secretaria Municipal de Educação apoiaram a realização dos dois dias de capacitação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que aconteceu pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais – CECAMPE Nordeste no município. Nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27 de outubro, aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, a capacitação que foi voltada para o público de gestores escolares, coordenadores, equipe técnica e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e agentes envolvidos com os conselhos municipais de educação. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.

Informações Adicionais: A capacitação foi direcionada pela consultora pedagógica, Izabel Costa e teve a presença da Secretária de Educação de Sobradinho, Ducilene Soares Silva Kestering, de Cleia Maria Carvalho, Consultora Pedagógica do Município e da Secretária Municipal de Educação, Lurdinéia Almeida Guimarães.


Gincana Estudantil


Número: 7

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: Atividade recreativa composta por uma série de provas caracterizadas por regras fixas, que deverão ser cumpridas de modo eficaz e com rapidez. As provas geralmente são formadas por atividades recreativas, esportivas, culturais ou combinadas.

Metas: Obter melhor rendimento do aluno, dentro e fora da sala de aula, através de atividades que despertem seu interesse.

Indicadores: Trabalhando a inteligência e a comunicação do aluno para maior desenvolvimento no seu cotidiano.

Resultados: A Gincana Estudantil da Secretaria Municipal de Educação ocorreu nos dias 6 e 7, com a tematica "A paz no Mundo Começa em Mim", e os alunos, equipes escolares e a equipe de organização do evento, além de movimentar a cidade, trouxe diversão, alegria e aprendizado para os estudantes, as equipes escolares e da Secretaria Municipal de Educação. A Gincana contou com a participação de todas as escolas, sendo que no dia 6 direcionada aos alunos de Fundamental I e no dia 7 direcionada para os alunos de Fundamental II. "Quanta alegria poder desenvolver dias como esses, que movimentam as escolas, trazem festa para nossa cidade, queremos mais e mais desenvolver atividades como essas, para que nossos alunos", citou a secretaria da pasta, Lurdineia Almeida Guimarães.

Informações Adicionais: Melhorar a relação entre, aluno e professor através de atividades fora da sala de aula.


Acompanhamento da Vida Escolar


Número: 6

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: Escola Municipal São José, tem a finalidade de, no âmbito das escolas públicas de educação básica, fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida.

Metas: Palestra com os pais de alunos, com o intuito de: Apresentar os dados acima mencionados, acerca dos indicadores da escola Esclarecer os procedimentos acerca do Ano continuo 2020/2021 Estimular a participação, o acesso e a permanência dos estudantes durante esse período de pandemia.

Indicadores: 1.1- Criação do grêmio Estudantil- PROJETO DE VIDA Considerando que a escola é um espaço democrático e que, é perceptível a falta de protagonismo juvenil nas ações desenvolvidas no espaço escolar, prevemos a criação do grêmio estudantil, conforme lei 7398/85 a saber: 1.2- CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL AUXILIAR PARA ATUAR NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO- acompanhamento de vida escolar Direcionado as classes de alfabetização (bolsista) 1.3- OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO- projeto de vida Observando os índices do SAEB e os índices de aprovação, reprovação apresentados pela unidade escolar, vemos a necessidade de realizar uma oficina de leitura e produção de texto, visando o estimulo a leitura. Serão analisados entre os alunos com maiores dificuldades e índices de distorção, evasão (as dificuldades serão identificadas através de uma prova de proficiência, a ser elaborada com apoio a Secretaria de Educação_pedagógico). 1.4- DIA DE QUEM CUIDA- acompanhamento de vida escolar A ação em questão é dando prosseguimento a atividade já desenvolvida na escola, tendo em vista que muitos dos estudantes nesta unidade escolar, são criados por mães solo, tios, avós etc. Assim, vemos a necessidade deste dia, homenagear as pessoas que participam da vida destes educandos e ainda oportunizar a elas a conhecerem as atividades na escola inseridas e os novos talentos na área artístico cultural, estimulados pelos professores através da produção escrita, dos recitais, dança, canto etc.

Resultados: Nesse sentido, tanto a família quanto a escola constituem relevantes alicerces para orientá-lo (aluno) no desenvolvimento cognitivo e social.

Informações Adicionais: Reuniões ou apenas conversas mais informais sobre o assunto podem ser úteis para que sejam esclarecidas as razões e buscadas soluções para o caso. Isso demonstra o quanto a relação entre família e escola tem relevância no esforço e do rendimento dos estudantes.


Busca Ativa Escolar


Número: 5

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: É uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasmes).

Metas: 1 : Identificar, no primeiro semestre do ano, as crianças e adolescentes fora da escola no município. 2 : Articular, a partir do primeiro ano de vigência do plano, à participação de órgãos públicos e sociais na estratégia da Busca Ativa Escolar, e sensibilizar a sociedade local para apoiar o município no enfrentamento da exclusão escolar.

Indicadores: Alcançar a meta de 70% de novas (re)matrículas até 31 de março de 2023.

Resultados: A Busca Ativa Escolar permite que as pessoas enviem informações sobre crianças e adolescentes fora da escola pela internet, por meio de aplicativo ou por SMS, uma equipe Intersetorial local, toma as medidas necessárias para a matrícula, permanência e aprendizagem.

Informações Adicionais: Toda sociedade precisa ser sensibilizada de que nenhuma criança e adolescente pode estar fora da escola, desnaturalizando-se essa violação de direitos. Por isso, como já foi dito, é muito importante divulgar a Busca Ativa Escolar, tornando a sociedade uma aliada nessas ações.


Movimento de (Re) elaboração dos Projetos Político


Número: 4

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: Na Secretaria Municipal de Educação temos um Comitê de Gestão Local do programa e em cada escola da rede existe já formado um Comitê Escolar que juntos neste importante movimento de (RE) elaboração, articulam a comunidade escolar para Estudos Formacionais através de lives e encontros de falas, escutas, sentimentos, consensos, críticas, compreensões, polêmicas e problematizações.

Metas: Produzir um projeto de educação para a escola, tomado de possibilidades promotoras da equidade socioeducacional.

Indicadores: Em meados do mês de março, o município de Andorinha fez adesão ao Programa de (Re) elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos nas escolas dos municípios baianos, coordenado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional do Estado da Bahia (UNDIME/BA) em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), com a União dos Conselhos Municipais de Educação, seccional do Estado da Bahia( UNCME/BA ) e com o Itaú Social.

Resultados: Educação positiva agrega para o contexto parental é uma consciência crítica de como as suas ações e emoções impactam nas atitudes tomadas pelo educando.

Informações Adicionais: Busca-se analisar o comportamento demonstrado, as motivações, para abordar a atitude de forma assertiva, de forma a valorizar as qualidades humanas positivas do educando.


Educação de Jovens e Adultos


Número: 3

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: Elaborar uma política municipal de Educação de Jovens e Adultos para atender a população acima de 18 anos com atendimento presencial distribuído em uma carga horária com atividades na escola e outra carga horária com acompanhamento individual domiciliar.

Metas: Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 70% (setenta por cento) até 2020 e, até o final de 2025 erradicar o analfabetismo e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional de jovens e adultos.

Indicadores: Dados de aproveitamento na Educação de Jovens e Adultos dos anos 2020 A 2022: Matriculados - 2.886; Aprovados - 1.228; Conservados - 187; Evadidos - 99; Transferidos - 0; Falecidos - 4.

Resultados: I - Elevação do número de matricula; II - Diminuição do analfabetismo; III - Elevação da taxa de alfabetização da população andorinhense;

Informações Adicionais: Erradicar o analfabetismo e universalizar o atendimento escolar a toda população que não teve acesso à escola na Idade certa.


Programa Tempo de Aprender - Andorinha


Número: 2

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: O Programa Tempo de Aprender está dentro da Política Nacional da Alfabetização e, tem como propósito melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país. O programa traz diversas ações que estão estruturadas em 4 eixos.

Metas: I - Formação continuada de profissionais da alfabetização; II - Apoio pedagógico e gerencial para a alfabetização; III - Aprimoramento das avaliações da alfabetização; IV - Valorização dos profissionais da alfabetização.

Indicadores: I - Mais de 91% dos entes federativos já aderiram ao programa; II - Mais de 18 milhões de acessos aos cursos on-line; III - Mais de 200 mil profissionais do magistério formados; IV - 183 milhões repassados por meio do PDDE Emergencial em 2020; V - 183 milhões repassados por meio do PDDE Alfabetização em 2021; VI - Em Andorinha, foram repassados mais de 9 mil reais do PDDE Alfabetização em 2021.

Resultados: O município aderiu ao Programa Tempo de Aprender desde o seu lançamento em 2020; Todas as escolas com educação infantil e 1º e 2º ano do ensino fundamental do município, participam do programa; 60% dos profissionais do ciclo de alfabetização do município, entre professores, coordenadores e gestores, já realizaram curso de alfabetização na plataforma AVAMEC disponibilizada pelo programa. Em 2021, 4 escolas do município (com 1º e 2º ano) foram contempladas com o PDDE Alfabetização, totalizando um montante de mais de 9 mil reais. Agora em 2022, todas as escolas com Educação Infantil, 1º e 2º ano serão cadastradas no sistema Sisalfa para recebimento do PDDE Alfabetização.

Informações Adicionais: Em decorrência da pandemia da Covid-19, algumas ações do programa não puderam ser realizadas em 2020 e 2021, sendo retomadas agora em 2022, a exemplo das avaliações diagnósticas e formativas do 1º e 2º ano.


Programa Educação e Família


Número: 1

Responsável: Lurdineia Almeida Guimarães

Descrição: O Programa Educação e família foi instituído pelo MEC, no âmbito da Secretária de Educação Básica, por meio da portaria nº 571, de 02 de Agosto de 2021, com a finalidade de fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida.

Metas: I – Promoção da educação como direito social básico; II – Oferta de educação de qualidade para o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho; III – Protagonismo da família e da escola na garantia do direito à educação e na construção do projeto de vida do estudante.

Indicadores: Nível Socioeconômico auxilia na identificação das desigualdades educacionais e pode orientar futuros investimentos que contribuam para uma sociedade mais igualitária. Com o indicador é possível conhecer a realidade social de escolas e redes de ensino, bem como auxiliar na implantação, no monitoramento e na avaliação de políticas pública, visando o aumento da qualidade e equidade educacional.

Resultados: O Programa viabiliza a execução de Planos de Ações nas unidades de ensino brasileiras, através de recursos via PDDE Escola, o que estabelece processos permanentes de conhecimento, aperfeiçoando a atuação das escolas com estudantes, com família e com os profissionais da educação básica do país.

Informações Adicionais: A adesão ao Programa é realizada através da secretaria de educação que deverá formalizar a adesão mediante assinatura eletrônica do Termo de Compromisso, a ser disponibilizado pela SEB/MEC no módulo PAR 4 do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle – SIMEC.



Órgão: Secretaria de Saúde

COLETA SELETIVA DE ANDORINHA


Número: 23

Responsável: Valtonio Antunes Guimarães

Descrição: Ação realizada pela associação de catadores de materiais recicláveis de Andorinha, em parceria com a prefeitura Municipal, no comercio, associações e escolas parceiras.

Metas: Atender todos os domicílios da sede do município e povoados.

Indicadores: População de modo geral com coleta seletiva em suas residências.

Resultados: 26,5 toneladas de materiais recicláveis coletados na sede e povoados do município de Andorinha.


CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - CAPS I


Número: 1

Responsável: CLEDIANE BRUNO DE JESUS

Descrição: O Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I, Grigório Viana da Silva, localizado na Travessa Tanque Novo, s/nº, Bairro Dom Pedro I, caracteriza-se por um modelo de atenção à saúde mental diário, intensivo e continuado às pessoas que têm transtorno mental grave e aos seus familiares. Este serviço representa um espaço terapêutico produtor de vida, onde se busca, entre outras ações, preparar as pessoas com grave comprometimento psíquico para o exercício da cidadania. O CAPS realiza cuidado intensivo aos munícipes que sofrem de transtorno mental e seus familiares, evitando internações indevidas e melhorando a assistência a essas pessoas.

Metas: -

Indicadores: -

Resultados: A unidade conta atualmente com mais de 1.500 (um mil e quinhentos) usuários cadastrados ativo e com mais de 1.200 (um mil e duzentos) usuários cadastrados inativos, com mais de 1 (um) ano sem frequentar a unidade.

Informações Adicionais: O serviço conta com diversos atendimentos, sendo divididos da seguinte maneira: atendimentos psicológicos, psiquiátricos e oficinas terapêuticas.



Órgão: Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiental

COLETA SELETIVA DE ANDORINHA DE LIXO


Número: 23

Responsável: Valtonio Antunes Guimarães

Descrição: Ação realizada pela associação de catadores de materiais recicláveis de Andorinha, em parceria com a prefeitura Municipal, no comercio, associações e escolas parceiras.

Metas: Atender todos os domicílios da sede do município e povoados.

Indicadores: População de modo geral com coleta seletiva em suas residências.

Resultados: 26,5 toneladas de materiais recicláveis coletados na sede e povoados do município de Andorinha.


PROGRAMA LICENCIAMENTO AMBIENTAL


Número: 22

Responsável: Valtonio Antunes Guimarães

Descrição: Analisar e emitir licença/dispensa ambiental para os empreendimentos potencialmente poluidores do município

Metas: Licenciar todos os empreendimentos potencialmente poluidores do município

Indicadores: Nº de Licenças Ambientais emitidas, nº de dispensas de Licenças Ambientais emitidas

Resultados: 2 licenças ambientais e 4 dispensas de licenças emitidas


PROGRAMA FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL


Número: 21

Responsável: Valtonio Antunes Guimarães

Descrição: Fiscalizar todos os empreendimentos potencialmente poluidores do município

Metas: Fiscalizar todos os empreendimentos potencialmente poluidores do município, notificar todos os eventos acontecidos com impactos negativos para o meio ambiente

Indicadores: Nº de notificações emitidas, nº de empreendimentos fiscalizados, nº de denuncias

Resultados: 6 notificações e 23 fiscalizações


PROGRAMA DOAÇÃO DE MUDAS


Número: 20

Responsável: Valtonio Antunes Guimarães

Descrição: Esta ação consiste em doar mudas de plantas nativas e exóticas de espécies variadas para os cidadãos

Metas: Distribuição de 3000 mudas

Indicadores: nº 200 de pessoas atendidas, nº 2000 de mudas doadas

Resultados: 1800 mudas distribuídas no município


PROGRAMA MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO


Número: 19

Responsável: Valtonio Antunes Guimarães

Descrição: Plantio de mudas arbóreas nativas e exóticas nas ruas, praças, escolas do município

Metas: Plantio de 300 mudas

Indicadores: Árvores plantadas nas ruas, praças e escolas

Resultados: 230 mudas plantadas


AÇÂO AMBIENTAL DE ANDORINHA


Número: 18

Responsável: Valtonio Antunes Guimarães

Descrição: Evento de educação ambiental realizado periodicamente nas associações e nas escolas da sede e nos povoados do município.

Metas: Atender todas as associações e todas as escolas municipais e estaduais do município

Indicadores: Cidadãos participantes do evento, associações atendidas pelo programa, escolas atendidas

Resultados: 6 eventos realizados alcançando aproximadamente um público de 1000 pessoas


GEOREFECIAMENTOS DAS PROPRIEDADES RURAIS


Número: 17

Responsável: Valtonio Antunes Guimarães

Descrição: Cadastramento de gereofeciamento propriedades rurais para cadastro da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, para garantir o estado da Bahia zona livre da Vacinação da Febre Aftosa.

Metas: 1.000 Propriedades para serem cadastrados

Indicadores: 500 propriedades cadastrados no sistema da ADAB

Resultados: Facilidade na aquisição de animais de uma forma segura e aquisição de credito junto ao banco do Nordeste da linha do Agroamigo.


CADASTRAMENTO DE PROPRIEDADES DA ADAB


Número: 16

Responsável: Valtonio Antunes Guimarães

Descrição: Cadastramento de propriedades rurais para cadastro da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, para cadastramento dos animais bovinos, caprinos e ovinos.

Metas: 200 Produtores para serem cadastrados

Indicadores: 70 produtores cadastrados no sistema da ADAB

Resultados: Facilidade na aquisição de animais de uma forma segura e aquisição de credito junto ao banco do Nordeste da linha do Agroamigo.


ASSISTÊNCIA TÉCNICA DA SECRETARIA


Número: 15

Responsável: Valtonio Antunes Guimarães

Descrição: Assistência aos produtores de caprinos e ovinos, bovino de corte e leite, hortaliças, avicultura a cerca de 200 agricultores familiares.

Metas: : 200 produtores rurais

Indicadores: As principais atividades são vacinação, vermifugação, castração e atividade de campo na hora do plantio, desenvolvimentos da cultura e colheitas das culturas feijão, milho e hortaliças.

Resultados: Que apontam para o alcance do resultado ou sinalizam a necessidade de ajustes no planejamento da propriedade.


DISTRIBUIÇÃO DE TELA DE SOMBRITES


Número: 14

Responsável: Valtonio Antunes Guimarães

Descrição: A distribuição de tela sombrite é ajudar os agricultores familiares na produção de hortaliças orgânicas e agroecológica nos 04 cantos do município.

Metas: 50 agricultores familiares.

Indicadores: Já foram atendidos todos os agricultores.

Resultados: Com essa ação os agricultores terão uma maior produtividade e diversidade de produtos orgânicos e agroecológico para consumirem e venderem o excedente da produção melhorando sua renda e qualidade de vida.


REPOVOAMENTO DE ALEVINOS NO AÇUDE DA ITE


Número: 13

Responsável: Valtonio Antunes Guimarães

Descrição: Repovoar o Açude com alevinos de várias espécies de peixe, esses alevinos irão crescer se reproduzir é aumentar a população de peixe no açude.

Metas: Era para ser colocado 100 mil alevinos.

Indicadores: Foi colocado 70 mil alevinos e nesse corrente ano não podemos colocar mais alevinos por causa que o açude da ITE está com a capacidade de 15%.

Resultados: O Projeto de Peixamento tem o objetivo de estimular a produção e o consumo de peixes garantindo segurança alimentar, renda e melhoria na qualidade de vida dos pescadores e da população em geral.


ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL (ATeG)


Número: 12

Responsável: Valtonio Antunes Guimarães

Descrição: A produção assistida do SENAR em parceria com a Prefeitura Municipal de Andorinha é realizada com grupos de produtores selecionados e desenvolvida por metas. A remuneração da equipe técnica segue critérios de meritocracia, ou seja, depende do cumprimento das metas de assistência técnica pactuadas, que devem abranger o aumento da produtividade e renda nas propriedades. Andorinha contar atualmente com 02 grupos de caprinos e ovinos e 1 grupo Bovino de Leite; A Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial está fundamentada em cinco etapas, que envolvem todo o processo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural atendida:

Metas: 100 produtores rurais

Indicadores: Quando são levantadas informações produtivas, ambientais, sociais e econômicas necessárias para estabelecer metas e um cronograma de ações eficazes. E utilizando a experiência do SENAR, os cursos de curta e média duração, complementam os conhecimentos trazidos pelo técnico de campo e auxiliam nas decisões tomadas pelo produtor rural. Conjunto de ferramentas operacionais e tecnológicas, desenvolvidas pelo SENAR que apontam para o alcance do resultado ou sinalizam a necessidade de ajustes no planejamento da propriedade.

Resultados: Conjunto de ferramentas operacionais e tecnológicas, desenvolvidas pelo SENAR que apontam para o alcance do resultado ou sinalizam a necessidade de ajustes no planejamento da propriedade.


VACINAÇAO DA BRUCELOSE


Número: 11

Responsável: Valtonio Antunes Guimarães

Descrição: A vacinação obrigatória contra a Brucelose é administrada em uma única dose nas fêmeas e não precisa ser ministrada novamente no decorrer da vida útil do animal. Aos machos, por sua vez, não é permitida a vacinação. O calendário estabelecido no Estado pela Secretaria visa facilitar a organização do produtor rural.

Metas: VACINAR 400 BEZERRAS

Indicadores: 300 berrezas já foram vacinadas

Resultados: Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose de bovinos.


ASSOCIATIVISMO


Número: 10

Responsável: Valtonio Antunes Guimarães

Descrição: Aproximar as associações, fazendo assim uma ponte entre os serviços públicos e os agricultores com reuniões através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente-CMDS e Fórum Desenvolvimento Rural e Integrado e Sustentável.

Metas: Aproximar as associações, fazendo assim uma ponte entre os serviços públicos e os agricultores com reuniões através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente-CMDS e Fórum Desenvolvimento Rural e Integrado e Sustentável.

Indicadores: Dialogar com as comunidades a respeito das demandas existentes em cada comunidade e buscar possíveis soluções, regularização documental de acordo com MRSOC.

Resultados: Com essa parceria conseguimos resolver varias demandas passada por cada comunidade tal como mantemos contato para assegurar que as mesmas sejam resolvidas, formalização do convênio PROMER –Programa de Mecanização Agrícola, Doação de Mudas de Palmas e Plantas Nativas e a Homologação do Programa Garantia Safra.


BUSCA E APREENSÃO DE ANIMAIS


Número: 9

Responsável: Valtonio Antunes Guimarães

Descrição: Diminuir a quantidade de animais solto nas ruas

Metas: Retirar animais soltos nas ruas da cidade e no distrito de medrado.

Indicadores: Como essa atividade diária estamos conseguindo conscientizar a população para os riscos que os animais soltos põem causar, como também o controle de indicie de animais nas ruas, totalizando 70 animais ovinos, caprinos, bovinos, asininos, muares e equídeos.

Resultados: Diminuição de acidente e melhoramento no saneamento e bem-estar da população.


ANTEDIMENTO VETERINARIO


Número: 8

Responsável: Valtonio Antunes Guimarães

Descrição: Atender à solicitação de consultas e visitas dos agricultores deste município, como também aplicar o devido tratamento e ou procedimento cirúrgico gratuitamente.

Metas: 200 agricultores com atendimentos veterinários

Indicadores: Foram atendidos neste ano 100 agricultores onde foram diagnosticados e tratados animais com diferenciados tipos de enfermidades

Resultados: Diminuição de perca de produção e custo para os agricultores


ITR


Número: 7

Responsável: VALTONIO ANTUNES GUIMARÃES

Descrição: Preencha e envie a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), com as informações cadastrais correspondentes a cada imóvel rural e a seu titular, e demais informações necessárias à apuração do valor do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) correspondente a cada imóvel rural.

Metas: 200 declarações de ITR

Indicadores: O prazo para entregar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural é o último dia útil do mês de setembro de cada ano.

Resultados: Facilidade na aposentadoria, já que para o agricultor se aposentar como lavrador precisa está com os ITERS todos transmitidos.


Emissão do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural


Número: 6

Responsável: VALTONIO ANTUNES GUIMARÃES

Descrição: O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) é o documento expedido pelo Incra que comprova a regularidade cadastral do imóvel rural. Esse documento é feito pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Andorinha pelo o convênio acordo de cooperação técnica que entre si celebram o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), por meio da superintendência regional do INCRA em Bahia e o município de andorinha, cujo objeto é a Implantação do projeto Sala da Cidadania. O certificado contém informações sobre o titular, a área, a localização, a exploração e a classificação fundiária do imóvel rural. Os dados são declaratórios e exclusivamente cadastrais, não legitimando direito de domínio ou posse.

Metas: A meta para o ano de 2022 são de 250 emissões de declarações do CCIR.

Indicadores: Até agosto de 2022 já foram feitas 100 CCIR.

Resultados: Implementarmos a política agrária e realizar o ordenamento fundiário nacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável


PROMER – PROGRAMA DE MECANIZAÇÃO RURAL DO GOVERNO


Número: 5

Responsável: VALTONIO ANTUNES GUIMARÃES

Descrição: Apoio da CAR às Patrulhas Mecanizadas Municipais através de Convênio, por meio de colaboração financeira para o custeio dos serviços de aração e gradagem de terras e/ou limpeza de aguadas, barreiro ou açude, entre outras atividades que contribuam com o aumento da produção agropecuária e da disponibilidade hídrica dos agricultores familiares, através de parceria entre a CAR, Prefeitura de Andorinha e Agricultores (as).

Metas: Cadastramento de 385 (trezentos e oitenta e cinco) agricultores (as) familiares com DAP do Município de Andorinha-BA e Realizar Serviços de Aração e Gradagem de terras, além de Limpeza de Aguadas, Barreiros ou Açudes, com 994 (novecentos e noventa e quatro) horas de Máquinas e de Trator Agrícola, aplicando R$ 999.400,00 (novecentos e noventa e nove mil e quatrocentos reais).

Indicadores: Até esta data de agosto de 2022, foram feitas 220 (duzentas e vinte) horas de trator agrícola, na aração e gradagem de terras de agricultores (as) familiares.

Resultados: Solo devidamente preparado, através da aração e gradagem de terras, para os cultivos de feijão, milho e formação de pastagens de pisoteio e de corte.


EDITAL 015 DA CAR – COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO


Número: 4

Responsável: VALTONIO ANTUNES GUIMARÃES

Descrição: Prestação de Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural ao Subprojeto Socioambiental, voltado para a Segurança Alimentar e Nutricional, que prevê o apoio a comunidades rurais organizadas sem fins lucrativos contribuindo na ampliação do número de agricultores familiares e outras populações tradicionais do campo na implantação ou fortalecimento de subsistemas produtivos agroalimentares, provendo, primeiramente, o acesso à alimentação saudável e de qualidade para a sua família e, também, proporcionar a oferta desses alimentos saudáveis para a população local com a venda da produção através de circuitos curtos de comercialização. Os recursos financeiros foram aplicados na Aquisição de insumos produtivos, equipamentos de infraestrutura e serviços, necessários à produção, distribuição e comercialização, visando a segurança alimentar e nutricional, inclusão produtiva e geração de renda, compatibilizando qualidade de vida e elevação de renda, com conservação e uso sustentável de recursos naturais, através da implantação de tecnologia de Canteiros Econômicos.

Metas: Implantar 03 (três) Projetos, 02 (dois) com as atividades Horticultura e Avicultura e 01 (um) com Horticultura e Prestar Assistência Técnica para 60 agricultores (as) das comunidades São João, Morro Branco e Travessa de Pedra. Indicadores: Até esta data de agosto de 2022, já foram implantados 02 (dois) Projetos que já estão produzindo hortaliças e 01 (um) está em implantação.

Indicadores: Até esta data de agosto de 2022, já foram implantados 02 (dois) Projetos que já estão produzindo hortaliças e 01 (um) está em implantação.

Resultados: Garantia de segurança alimentar e nutricional, inclusão produtiva e geração de renda, compatibilizando qualidade de vida e elevação de renda, com conservação e uso sustentável de recursos naturais.ANTEDIMENTO


PROGRAMA GARANTIA-SAFRA


Número: 3

Responsável: VALTONIO ANTUNES GUIMARÃES

Descrição: O Programa Garantia-Safra foi criado em 2002 e está vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Esse benefício social garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico. Tem direito ao Programa, os agricultores familiares, quilombolas e assentados da reforma agrária, que preparam e cultivam suas terras.

Metas: Cadastrar e Inscrever 1.400 Agricultores Familiares.

Indicadores: Até o final de prazo de Inscrições, 12 de março de 2022, foram Cadastrados e Inscritos 1.335 Agricultores (as).

Resultados: Emissão de 1.309 Boletos, adesão de 1.248 Agricultores Familiares, através dos pagamentos dos respectivos Boletos da Safra 2021/2022 e Pagamentos de 1.199 Benefícios da Safra 2020/2021, com valor de R$ 850,00 cada e um montante de R$ 1.019.150,00.


PROCESSOS PARA DESBLOQUEIOS DE DAP – DECLARAÇÃO DE


Número: 2

Responsável: VALTONIO ANTUNES GUIMARÃES

Descrição: A Declaração de Aptidão ao PRONAF é a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda. É como uma identidade, o documento tem dados pessoais dos donos da terra, dados territoriais e produtivos do imóvel rural e da renda da família. Algumas DAPs são Canceladas pelos motivos: Abandono da atividade, admissão de erro operacional do emissor, alteração das condições: terra, renda, trabalho ou estado civil, deixou de ser agricultor familiar por evolução, emissão com enquadramento indevido, emissão indevida, titular 1 faleceu ou titular 2 faleceu, mudou a localização do estabelecimento, não é agricultor familiar, venda ou desocupação a terra. Os Processo de Solicitações de Desbloqueios de DAP, compreende uma entrevista e coleta de cópias de documentos pessoais, da terra, etc e são feitos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente da Prefeitura de Andorinha-BA, os quais são encaminhados para a Bahiater - SETAF – Serviço Territorial da Agricultura Familiar em Senhor do Bonfim-BA, que encaminha para o MAPA, visando o desbloqueio das DAPS, caso assim, seja entendido o direito.

Metas: A meta para o ano de 2022 é atingir de 200 Desbloqueios de DAPs.

Indicadores: Até esta data de agosto de 2022, já foram feitos 100 Processos para Desbloqueios de DAPs.

Resultados: Desbloqueios de 70 (setenta) DAPs


DAP – Declaração de Aptidão ao PRONAF


Número: 1

Responsável: VALTONIO ANTUNES GUIMARÃES

Descrição: A Declaração de Aptidão ao PRONAF é a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda. É como uma identidade, o documento tem dados pessoais dos donos da terra, dados territoriais e produtivos do imóvel rural e da renda da família. A DAP é feita pela Bahiater, mas a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Andorinha é parceira no cadastramento do (a) agricultor (a), impressão e entrega do documento. Tem direito ao documento, os agricultores familiares tradicionais; pescadores artesanais; aquicultores; silvicultores; extrativistas; quilombolas; indígenas; assentados da reforma agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Metas: A meta para o ano de 2022, é atingir de 500 emissões de DAPs.

Indicadores: Até esta data de agosto de 2022, já foram feitas 313 DAPs.

Resultados: Contribuímos para as implementações das políticas públicas como Garantia-Safra, Crédito Rural, PNAE e até aposentadorias rural.



Órgão: Secretaria Municipal de Assistência Social

CREAS MUNICIPAL - O Centro de Referência Especiali


Número: 10

Responsável: Maria Helena Dias de Oliveira

Descrição: O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social que busca oferecer apoio e orientação às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e/ou social por violação de direitos.

Metas: É uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados

Indicadores: Tais indicadores são compostos por informações que retratam a estrutura física das unidades, as características qualitativas e quantitativas das equipes e o escopo dos serviços ofertados à população, bem como os procedimentos necessários para uma oferta adequada.

Resultados: Uma importante referência para a rede de atendimento às situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, materializando uma importante conquista para a população brasileira, espe- cialmente aqueles que vivenciam tais situações

Informações Adicionais: Famílias são público alvo dos CREAS quando o uso de substâncias psicoativas por um ou mais de seus membros decorrer ou resultar em situações de violência aos usuários ou a toda família.


Cadastro Único


Número: 3

Responsável: CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

Descrição: O Cadastro Único é a base de dados do Governo Federal onde estão registradas as informações socioeconômicas das famílias de baixa renda domiciliadas no território brasileiro, que são aquelas que possuem renda mensal de até ½ salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até 3 salários mínimos.

Metas: Atingir o percentual de 100% de cadastramento no CADUNICO das famílias com membros beneficiários do BPC. Atualizar os dados das famílias inseridas no Cadastro Único e desatualizado a mais de dois anos.

Indicadores: O município já vem realizando as atividades de cadastramento e possui (maio de 2022): 5.158 famílias inseridas no Cadastro Único; 4.299 famílias com o cadastro atualizado nos últimos dois anos; 4.220 famílias com renda até ½ salário mínimo; e 3.685 famílias com renda até ½ salário mínimo com o cadastro atualizado.

Resultados: A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 87,32%, enquanto que a média nacional encontra-se em 69,81%. A TAC é calculada dividindo o número de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo com cadastro atualizado pelo total de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo, multiplicado por cem. Isso significa que o cadastro no município está bem focalizado e atualizado, ou seja, a maioria das famílias cadastradas pertence ao público alvo do Cadastro Único. Chegamos ao percentual de 100% de cadastramento no CADUNICO das famílias com membros beneficiários do BPC, no momento estamos com 472 famílias com desatualizados na base municipal a + de dois anos. O município pode obter mais informações sobre a gestão do Cadastro Único no site http://mds.gov.br/assuntos/cadastro-unico.

Informações Adicionais: O governo federal utiliza os dados do Cadastro Único para conceder benefícios e serviços de programas sociais, como: Auxílio Emergencial Ação de Distribuição de Alimentos (ADA) Benefício de Prestação Continuada (BPC) Carteira do Idoso Concessão de bolsas por entidades com Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social com atuação na área da educação (CEBAS-Educação) Créditos Instalação do Programa Nacional de Reforma Agrária Distribuição de conversores de TV Digital Facultativo de Baixa Renda Identidade Jovem (ID Jovem) Isenção de taxas de inscrição em concursos públicos Isenções na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Plano Progredir Programa Auxílio Brasil Programa Auxílio Gás Programa Cisternas - Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água Programa Criança Feliz Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais Urbanização de Assentamentos Precários Programa Minha Casa Minha Vida/ Casa Verde Amarela Programa Nacional de Crédito Fundiário Programa Nacional de Reforma Agrária Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Sistema de Seleção Unificada - Sisu/Lei de cotas Tarifa Social de Energia Elétrica Telefone Popular - Acesso Individual Classe Especial Programa Nacional de Assistência Estudantil


Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo


Número: 2

Responsável: CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

Descrição: É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. O serviço pode ser ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)

Metas: Com os eixos norteadores do SCFV: Convivência Social, Participação e Direito de Ser. Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais: Crianças até 6 anos. Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Adolescentes de 15 a 17 anos. Para adultos de 30 a 59 e Idosos.

Indicadores: Capacidade de Atendimento Ofertada: 280 Meta de inclusão de Público Prioritário: 140

Resultados: 297 Usuários ativos 21 Grupos em atividade

Informações Adicionais: Prevenir situações de risco social; Auxiliar na superação de situações de fragilidade social; Fortalecer a convivência familiar e comunitária; Assegurar o direito à convivência familiar e comunitária; Prevenir a institucionalização e a segregação de pessoas vulneráveis;


Programa Auxílio Brasil


Número: 1

Responsável: CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

Descrição: O Programa Auxílio Brasil é um programa social do Governo Federal, regulamentado pelo Decreto nº 10.852, de 8 de novembro de 2021, instituído pela Lei nº 14.284, de 29 de dezembro de 2021, que integra várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda.

Metas: O programa tem por objetivo auxiliar as famílias na superação da pobreza e extrema pobreza. O foco da gestão municipal deve ser na manutenção da atualização cadastral dos beneficiários, para evitar que famílias que ainda precisam do benefício tenham o pagamento interrompido. A qualidade dos dados cadastrais aumenta a possibilidade de que todas as famílias pobres e extremamente pobres do Município sejam beneficiárias do Programa.

Indicadores: Gestão das condicionalidades e o acesso aos serviços de educação, saúde e assistência social Quando uma família entra no programa, ela e o poder público assumem compromissos para reforçar o acesso de crianças, adolescentes, jovens e gestantes à saúde e à educação. Esses compromissos são conhecidos como condicionalidades, quais sejam: Condicionalidades de Saúde: · crianças menores de 7 anos devem cumprir o calendário de vacinação para sua faixa etária e ter acompanhamento de peso e altura; · gestantes precisam fazer o pré-natal; Condicionalidades de Educação: · crianças de 4 e 5 anos devem ter frequência escolar mensal mínima de 60%; · crianças e adolescentes de 6 a 17 anos devem ter frequência escolar mensal mínima de 75%; e · jovens de 18 a 21 anos, que não tenham concluído o ensino básico, devem ter frequência escolar mensal mínima de 75%.

Resultados: 1.1.1. Educação O acompanhamento das condicionalidades de educação voltou a ser obrigatório desde o primeiro período de 2022, nos meses de fevereiro e março. Como o registro das informações ainda está sendo realizado pelas equipes locais, os últimos dados de acompanhamento disponíveis são dos meses de outubro e novembro de 2019, antes da suspensão realizada devido à pandemia de Covid-19. Eles que estão sendo utilizados para o cálculo do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), que pode ser verificado na Seção 3. 1.1.2. Saúde Na área da saúde, o acompanhamento da condicionalidade não foi suspenso durante a pandemia, mas o registro das informações coletadas permaneceu como não obrigatório da 1ª vigência de 2020 até a 1ª vigência de 2021. Desde a 2ª vigência de 2021, o Ministério da Saúde decidiu por retomar a obrigatoriedade do registro do acompanhamento das condicionalidades de saúde. Os dados da 2ª vigência de 2021 serão utilizados para o cálculo do IGD a partir de abril de 2022. Na 2ª vigência de 2021, último dado disponível, 3.561 beneficiários(as) tinham perfil para acompanhamento das condicionalidades de saúde. Compõem o público para acompanhamento das condicionalidades de saúde as crianças menores de 7 anos e as mulheres. O município conseguiu acompanhar 2.545 beneficiários(as), o que corresponde a uma cobertura de acompanhamento de 71,47%. O resultado nacional de acompanhamento na saúde foi de 69,78%

Informações Adicionais: Índice de Gestão Descentralizada Acompanhamento da Atualização Cadastral Nacional Município 83,29 89,17 Acompanhamento das condicionalidades de Educação Nacional Município 93,06 91,70 Acompanhamento das condicionalidades de Saúde Nacional Município 79,70 84,88 Fator de Operação Nacional Município 84,83 88,73


Suas Bahia Mais Rural


Número: 1

Responsável: Maria Helena Dias de Oliveira

Descrição: É contribuir para o enfrentamento e a erradicação da extrema pobreza vivenciada por famílias eminentemente rurais inscritas no CadÚnico e integrantes de comunidades e povos tradicionais (quilombolas e agricultores familiares), através da ampliação da cobertura/oferta da proteção social básica, na garantia do acesso a direitos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população mais vulnerável.

Resultados: A partir do PSB espera conseguir alcançar um maior número de pessoas/famílias e evitar o deslocamento destas até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Informações Adicionais: Localidades da Ação: CRAS SEDE: Ipueira Cavada, Carrancudo, Barriguda, Tanquinho do Poço, Riacho Seco e Sitio do Açude. CRAS MEDRADO: Barriga Mole, Morro Branco e Várzea do Mateus.



Órgão: Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo

FESTA DE REIS - A TRADIÇÃO CONTINUA


Número: 8

Responsável: CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS

Descrição: A FOLIA DE REIS É UM MARCO NA CULTURA ANDORINHENSE, CELEBRADA NA RELIGIÃO CATÓLICA TODO DIA 6 DE JANEIRO COM O INTUITO DE COMEMORAR A VISITA DOS TRÊS REIS MAGOS (GASPAR, MELCHIOR E BALTAZAR) AO MENINO JESUS. O REISADO É UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O MUNICÍPIO DE ANDORINHA E A PREFEITURA MUNICIPAL JUNTO COM A SECRETARIA DE CULTURA BUSCA MANTER VIVA ESSA TRADIÇÃO VALORIZANDO AS RAÍZES CULTURAIS DE ANDORINHA. A TRADICIONAL FESTA DE REIS TEVE INICIA HÁ MAIS DE TRINTA ANOS, BEM NA EPOCA DO FUNDADOR DE ANDORINHA, SAUDOSO JOÃO ALVES,. DE LÁ PRA CÁ A COMUNIDADE CATOLICA, ASSIM COMO TODOS OS AMANTES DA CULTURA E RELIGIÃO, MATEVE VIVA ESSA TRADIÇÃO DE CANTAR REIS NAS CASAS DA SEDE E COMUNIDADES DA ZONA RURAL. COMO DE COSTUME, TODOS OS FINS DE SEMANA DE JANEIRO SENDO DO DIA DE REIS, ATE A CHEGADA DE FEVEREIRO, UMA RESIDENCIA RECEBIA: PIFEIROS, ZABUMBEIRO, SANFONEIRO, TRIANGUISTA E GRUPO DE PESSOAS QUE SE DESLOCAVA A UMA RESIDENCIA ESCOLHIDA POR ELES, SEM AVISAR AO DONO DA CASA. SENDO PEGO DE SURPRESA PELOS CANTADORES DE REIS. OS ANOS FORAM SE PASSANDO, NUMERO DE MORADORES AUMENTANDO E A TRADIÇÃO GANHANDO PROPORÇÃO MAIOR, TORNANDO-SE HOJE UMA FESTA TRADICIONAL DA CIDADE, MANTIDA PELA S GESTÃO ANTERIORES E ATUAL. ENTRANDO ASSIM, NO CALENDARIO CULTURAL DO MUNICIPIO .

Metas: NÃO PERDER A ESSENCIA E MANTER A TRADIÇÃO CULTURAL E RELIGIOSA DA FESTA DE REIS. ONDE DAMOS INICIO AO ANO NOVO, LEVANDO A POPULAÇÃO CULTURA E RELIGIÃO, MANTENDO AS RAIZES DOS NOSSOS ANTEPASSADO, E NÃO DEIXANDO ESSA MANIFESTAÇÃO SE PERDER. ALEM DE PROMOVER UMA INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE JOVENS E ADULTOS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Indicadores: A CADA FINAL DE SEMANA OS ENCONTROS ACONTECEM EM RESIDENCIAS E LOCALIDADES DIFERENTES. DEIXANDO ENTRE OS PARTICIPANTES A ANSIEDADE DE SABER ONDE SERÁ O PROXIMO ENCONTRO. A SECRETARIA DE CULTURA, E TODOS OS DEPARTAMENTES SE ENGAJAM EM MANTER A FESTA VIVA, OFERTANDO AOS PARTICIPANTES E FOLIÕES, CONHAQUE E REFRIGERANTE, E TAMBEM ALIMENTAÇÃO (ARROZ COM FRANGO). ESSA AÇÃO É DE FORMA NATURAL, POIS POR MUITAS VEZES OS MORADORES QUE VÃO ABRIR A PORTA NAO ESTAO PREPARADOS COM BEBIDAS E ALIMEMENTOS A OFERECER. DESSA FORMA A PREFEITURA JUNTO A SECRETARIA DE CULTURA PREPARA TODA A LOGISTICA DA FESTA, ARTISTAS MUSICAIS, SONORIZAÇÃO, TRANSPORTE PARA LEVAR OS PARTICIPANTES, E PARTE ALIMENTICIA. EM MEDIA ESSES ENCONTROS REUNEM CERCA DE 100 A 200 PESSOAS POR NOITE. SAINDO SEMPRE DA PRAÇA DE EVENTOS PARA A RESIDÊNCIA ESCOLHIDA PELA A ORGANIZAÇÃO.

Resultados: ESSA TRADIÇÃO, TRAZ NÃO SÓ PARA A POPULAÇÃO, MAIS TAMBÉM PARA A ORGNIZAÇÃO MUNICIPAL A SATISFAÇÃO DE MANTER VIVA UMA TRADIÇÃO TÃO BONITA . DEIXANDO IDOSOS E JOVENS FELIZES.


Centro Cultural Andorinhense


Número: 7

Responsável: Adilberto Evangelista de Souza

Descrição: A história cultural do município de Andorinha localizado no Piemonte Norte do Itapicuru no estado da Bahia percebeu-se a necessidade de um espaço próprio para o desenvolvimento de diversas atividades artístico-culturais e esportivas, também como o resgate e preservação da história local. O projeto a seguir procura através da cultura proporcionar a interação entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos através do Centro Cultural Andorinhense permitindo assim que todos que frequentem o local possam ter acesso a lazer e cultura e esporte de forma ampla e gratuita.

Metas: Desenvolver a cultura como característica fundamental no nosso município e criar um local em que suas diversas manifestações possam ser realizadas, compartilhadas e principalmente possibilitar o desenvolvimento da cultura andorinhense; • Promover a inclusão de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em atividades culturais; • Promover e potencializar o conhecimento; • Criar um espaço de auditório municipal para reuniões, conferências e eventos públicos; • Atuar na inclusão das localidades mais distantes através de atividades itinerantes; • Gerar pertencimento sociocultural nos participantes; • Desenvolver peças teatrais, apresentações musicais e de dança para mostra cultural na comunidade; • Elaborar acompanhamento de rendimento escolar junto a Secretaria de Educação; • Desenvolver atividades com os idosos junto a Secretaria de Assistência Social; • Colaborar com a redução do trabalho infantil; • Contribuir com a redução do tempo de exposição de crianças e adolescentes a situação de risco;

Indicadores: Visando a interação de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos para assim promover a identidade sociocultural compartilhando entre si os patrimônios comuns assim como defesa e preservação da cultura local, além disso as diversidades das expressões artísticas devem ser buscadas e garantidas. Percebendo a grande necessidade de um espaço próprio para a realização de atividades culturais e esportivas, acreditando na eficácia do projeto para com a sociedade, criando também um auditório público para realização de eventos municipais e sociais como reuniões, conferências e capacitações entre outros. Objetivando resultando rápidos e eficazes no município garantindo assim uma troca de aprendizado e valores, Através de oficinas. * Dança * Capoeira * Teatro * Cinema * Pintura *Musical * Encontro dos idosos * Artesanato

Resultados: O Centro Cultural Andorinhense será uma instituição pública que funcionará em uma sede provisória e espaços públicos como praças e escolas com atividades/oficinas suplementares culturais e esportivas destinadas a diversos públicos do nosso município, sem distinção de credo, raça, religião, nacionalidade ou sexo. Atendendo prioritariamente todos aqueles que tiverem interesse em participar das atividades/oficinas propostas pelo Centro Cultural.


Copa Rural


Número: 6

Responsável: Adilberto Evangelista de Souza

Descrição: O referido projeto tem como perspectiva realizar uma copa rural dentro do município promovendo assim oportunidade de integração entre diversas equipes de futebol amador da nossa cidade. O projeto pretendeu-se promover uma copa rural e auxiliar o futebol no município, como expressão de cultura e rendimento, enfatizando a inclusão social traduzida como um fator de desenvolvimento e transformação humano, além de proporcionar a integração e o incentivo a prática esportiva entre os nossos munícipes, gerando também entretenimento e lazer as comunidades anfitriãs das partidas. O inicio da Copa Rural trouxe para o campo da Comunidade de caldeirão da vaca, os 16 times das diversas localidades, todos uniformizados, fazendo a abertura grandiosa com todo o pode público presente prestigiando o grande momento. finalizamos os campeonatos no ultimo dia 12 de junho, junto as comemorações do aniversario da cidade.

Metas: Promover a união dos Clubes de Futebol amador do município, possibilitando o convívio e a amizade, ampliando um bom relacionamento entre as equipes de futebol e os desportistas andorinhenses; Influenciar na formação do cidadão de maneira positiva buscando a inclusão social através de iniciativas e ações técnico – didáticos pedagógicos voltados ao equilíbrio dos processos de interação social cooperativa e competitiva de forma consciente e reflexiva; Utilizar o esporte como mecanismo maior para desenvolvimento psico-físico-social nos participantes em questão, de maneira saudável; Proporcionar a comunidade a oportunidade da participação em eventos esportivos e culturais

Indicadores: A promoção da Copa Rural foi feita pela Prefeitura Municipal de Andorinha e realização ficou a cargo da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, com apoio das demais secretarias de governo juntos com os clubes competidores. Juntos conseguimos alcançar o objetivo de manter o esporte vivo dentro do município, transformar o anseio da população em ver os jogos acontecer e manter a integração das comunidades. Foram em média 12 mil reais em premiações, mais os gastos com arbitragem, no valor em media de R$: 8.860,00 reais, e mais equipamentos esportivos, como bolas e etc, no R$:2.080,00. Tudo esse investimento foi para resgatar o esporte andorinhense que estava esquecido, ha alguns anos e também por conta da Pandemia do Novo Corona Vírus.

Resultados: A proposta da Copa Rural Andorinhense se justifica pôr fazer com que o poder público venha a perceber a sanar este afastamento entre as pessoas, fazendo com que a comunidade se sociabilize em mostrar importância dessa prática para toda a sociedade. E com isso conseguimos unir todas as comunidades, com seus respectivos times, que tornou uma abertura e um final brilhante.


Aniversario da Cidade


Número: 5

Responsável: Adilberto Evangelista de Souza

Descrição: O Aniversario de 33 da Cidade de Andorinha, em 2022, foi marcada pelo reencontro das famílias, após um longo período de afastamento social, devido a Pandemia do Novo Corona Virus. Com as comemorações neste ano, conseguimos organizar um dia bastante atrativo, e cheio de realizações. Como por exemplo a missa em ação de graça, corrida rustica, final da copa rural, e noite festiva com artistas locais e regionais.

Metas: Promover a interação da população; Proporcionar um dia de muitas ações publicas; Finalizar o evento esportivo - copa rural 2022; Realizar a festa de emancipação politica;

Indicadores: As comemorações dos 33 anos de Andorinha, além de proporcionar um dia de festa para os munícipes, pode trazer de volta toda uma programação que era feita antes da pandemia. Com tudo o dia 12 de Junho, a cidade acordou com fogos que anunciava logo que logo mais aconteceria a corrida rustica,grande evento esportivo, realizado pela secretaria de cultura e desporto. Além disso, a administração realizou a missa em ação de graça. A final da copa rural foi marcada também por duas grande partidas de futebol, realizadas no campo da comunidade de caldeirão da vaca. E a noite grandes shows musicais com artistas da cidade e regionais, como Paulo Henrique, Lenno e Mirella, finalizaram o grande dia em comemorações aos 33 anos

Resultados: Com tudo, podemos novamente oferecer entretenimento, comodidade,e geração de renda direta e indiretamente com a venda de comidas e bebidas por ambulantes. Além disso, a final da copa rural trouxe para os ganhadores troféus e premiações em dinheiro que alavancou ainda mais o campeonato esportivo. Na politica recebemos Deputados que sonham em uma cidade mais bonita, buscando junto com projetos para conquistas e sonhos para uma Andorinha melhor.


Projeto Missa de Vaqueiro 2022


Número: 4

Responsável: Adilberto Evangelista de Souza

Descrição: A Missa de Vaqueiro é um evento religioso tradicional na cultura popular nordestina, na união de esperança de dias melhores, fé no amanhã e coragem para enfrentar mais um dia de luta. Além da força e da coragem, a figura elegante do vaqueiro nordestino – nosso cavaleiro de armadura de couro – faz parte do repertório simbólico nacional. Sua vestimenta clássica compõe-se do chapéu, que o protege do sol, dos espinhos e dos galhos da caatinga; do gibão, enfeitado com pespontos e fechado com cordões; do pára-peito, seguro por uma alça que passa pelo pescoço; do jaleco, espécie de bolero feito de couro de carneiro; das perneiras, que cobrem os membros inferiores do pé até a virilha, sendo presas na cintura para que o corpo fique livre para cavalgar; das luvas que cobrem as costas das mãos, deixando os livres os dedos; e das alpercatas ou botinas, nos pés. A Missa do Vaqueiro foi um marco na cultura andorinhense que foi se perdendo no decorrer dos anos. Por essa razão a Secretaria Municipal de Cultura Desporto e Turismo tem o desejo de resgatar esse símbolo cultural de fé e tradição para homenagear todos os vaqueiros do nosso município e, por meio deles, todos os boiadeiros do nosso Nordeste afim de valorizar as primeiras raízes culturais de Andorinha. Este ano o evento acontecerá no mês de Agosto de 2022.

Metas: Promover o resgate da cultura nordestina no município; Aproximar-se de uma determinada classe cultural; Gerar a valorização cultural; Atuar na inclusão das localidades; Gerar pertencimento sociocultural nos presentes;

Indicadores: A realização de uma missa em praça pública numa parceria com a igreja católica, tendo em vista principalmente o resgate da cultura dos vaqueiros da nossa cidade como também homenagear esse marco cultural dos vaqueiros da nossa cidade. Mesmo tendo conhecimento da grande importância dessa classe para manter viva a cultura dentro nosso município a organização decidiu antecipar as comemorações, uma vez que a data oficial da missa de vaqueiro é no mês de outubro. Mas diante das ansiedade em realizar esse grande momento a equipe da Secretaria de Cultura junto com uma equipe organizadora, decidiu a realização agora entre os dias 20 e 21 de Agosto.

Resultados: O principal objetivo da Missa de vaqueiro em Andorinha é manter viva linda tradição, e unir ainda mais essa classe de trabalhadores do campo. Fazendo com que essa tradição não perca sua essência. alem de ser um dia festivo de comemoração, e agradecimento a Deus por as batalhas e labutas diárias do vaqueiro aos animais no campo.


Concurso dos caretas


Número: 3

Responsável: Adilberto Evangelista de Souza

Descrição: O Carnaval dos Caretas é uma manifestação cultural de grande importância na cultura local. As pessoas brincam fantasiadas com vestimentas e máscaras industriais ou confeccionadas manualmente em tecido, papelão, ou pintura artística. Antigamente a essa festa era realizada em um bar onde só era permitido a participação de pessoas adultas fantasiadas que se divertiam cantando marchinhas de carnaval. A festa de carnaval de Andorinha, a muito anos tem dentro da sua programação o concurso dos caretas, que nos últimos dois anos foram apresentados de forma virtual, devido a Pandemia do corona Vírus. No ano de 2022, tivemos o concurso dos caretas também de forma virtual. Como todos os anos, amantes do carnaval se vestem de caretas e fantasias para curtir a festa de carnaval nas ruas, e finalizando com a escolha das melhores fantasias. Esse ano, lançamos o concurso virtual onde dividimos por categorias, infantis, produção de mascaras confeccionadas e industrializadas. As imagens foram escolhidas através da internet pelos internautas, e posteriormente receberam a premiação do primeiro segundo e terceiro lugar, na sede da secretaria de cultura do município.

Metas: Proporcionar aos foliões a oportunidade de estimular seu lado criativo na confecção de fantasias e máscaras carnavalescas para a realização do concurso de caretas de forma virtual como o realizado no ano de 2021. Gerando assim entretimento e o fomento das tradições artísticas da nossa cidade. Desenvolver habilidade artística na produção das próprias fantasias; Criar suas mascaras apresenta-las durante a festa dos caretas; Mobilizar jovens e adultos, e fazer com que a cultura não seja esquecidas; Incentivar as pessoas a dar enfase a festa, de forma saudável, sem violência e promover a bem esta da população durante os dias de festa do caretas na cidade.

Indicadores: A Secretaria Municipal de Cultura Desporto e Turismo lançou o projeto algumas semanas que antecedem o carnaval, abrindo assim as inscrições dos munícipes através de fotografias dos participantes devidamente caracterizados e fantasiados para seleção de categorias e votação popular através da rede social Instagram da Prefeitura Municipal de Andorinha. Os amantes das mascaras mobilizaram e animaram a cidade durante muitos dias que antecedem o carnaval dos careta na cidade. O tradicional arrastão dos caretas que acontecem no dia de carnaval, traz para a cidade entretenimento, alegria, e bem estar para toda a população que sai para as ruas para ver os caretas. devido a pandemia esses dois últimos anos a festa na praça publica não aconteceu, mas não perdemos a tradição, e realizamos de forma virtual, trazendo satisfação á população e claro para os participantes que investem financeiramente para montar suas belíssimas fantasias.

Resultados: Trazemos como resultados a alegria de ver o povo se divertido, bem como a disputa de forma saudável pelo os prêmios que são oferecidos através da secretaria de cultura. Além disso, não deixar que as boas lembranças do antigos carnavais se percam no decorrer dos anos, com partida dos mais idosos. E fazer com quê a cada ano as criatividades surjam, e que tenhamos um olhar diferente para a festa e as premiações e a festa de forma geral.


São Pedro de Andorinha


Número: 2

Responsável: Adilberto Evangelista de Souza

Descrição: O São Pedro de Andorinha acontece há mais de 45 anos e é considerado o maior do interior do estado da Bahia, tendo seu início com a famosa Fogueira do Pedro Ângelo, quando, em 1977, o Sr. Erondilho (conhecido como Sr. Eron), junto com sua esposa a Sra. Elília, mobilizaram pessoas influentes da comunidade para transformarem a pequena festa de fogueira em uma animada festa com sanfoneiro e banjo, barracas de palha e distribuição de bebidas e comidas típicas de festas juninas. Dentro das comemorações da festa em si, iniciamos uma programação no inicio de Junho, precisamente dia 04 com a abertura dos tradicionais Forrós Gritos, se estendendo durante todos os sábados do mês de Junho. O São João da Vila peixe, também é um marco na historia das festas juninas no município. Esse ano apresentando grandes nomes regionais da musica. o São Pedro de Andorinha, esse ano trouxe o tema: Matando a saudade da nossa tradição. o anseio da comunidade em receber a festa, trazer os amigos e os familiares que residem em outros estados, fez com que tivessimos uma das maiores festas dos últimos anos. Grande nomes de artistas regionais e nacionais, entre eles: Calcinha Preta, Amazan, Paixão de Vaqueiro e Zezinho da Ema, passaram pela concha acústica da cidade nos dias 02/03 de Julho. Encerramos no dia 04 de Julho, com tradicional Chora bananeira, que esse ano, bateu recorde de publico, desde quando a festa se tornou tradição no município. carregada pelo famoso carro da pitu, levou ao palco esse ano, o maior forrozeiro do nordeste, Alcimar Monteiro, bem como, Tinho do Acordeon e Tom Santana.

Metas: Fortalecer o turismo e a cultura do município, incentivando assim o cultivo dos costumes tradicionais, através de manifestações culturais, além de gerar renda e empregos diretos e indiretos fortalecendo a economia local nesse período. A proposta do evento é despertar o interesse e participação de público diversos dentro da sociedade, trazendo alegria e muita diversão para um povo que todo ano espera vivenciar momentos bons; Promover o entretenimento para a população, que espera ansiosa pela maior festa tradicional da cidade. Desenvolver direto e indiretamente emprego e renda para muitas famílias, antes e durante a festa; Oferecer aos Turistas e população uma ótima infraestrutura; Aumentar a economia local, gerar emprego e renda.

Indicadores: A grande divulgação na região nesse período serve como alavancagem para as marcas agregadas, com um excelente plano de comunicação onde as marcas serão divulgadas em meio ao fluxo de visitantes e pessoas da cidade que serão empaquetadas de forma direta e frequente ao longo do evento. Os Festejos de São Pedro, gera renda para mais de 50 famílias, desde a contratação de pessoas para a produção da ornamentação, segurança e pessoas da área da limpeza. Isso faz com que tenhamos maior agilidade e preocupação em dar oportunidade para jovens e adultos que muitas vezes não tem uma renda fixa. O comercio de forma geral também aumenta com as vendas de roupas, calçados e alimentação, durante todo o mês junino. portanto aumenta significativamente os lucros dentro do município.

Resultados: O São Pedro de Andorinha é o único evento na Região Norte do Itapicuru, tendo a participação da população circunvizinhas, assim como de varias cidades do país, por ser uma festa de grande porte para a região, englobando as várias manifestações culturais do município e do Nordeste as quais apresentamos no período dos festejos, além dos grandes nomes da música nordestina. Portanto temos um dos maiores São Pedro da Bahia. Isso faz com que tenhamos respeito e credibilidade a cada ano com a grandiosidade da festa.


Campeonato de Futsal


Número: 1

Responsável: Adilberto Evangelista de Souza

Descrição: Com intuito de reativar as equipes de futsal no município, esse campeonato que ocorrerá no mês de agosto, dias 27 e 28 do corrente mês, realizado pela equipe de Esporte da Secretaria. Essa ação especificamente o Futsal, vem para fazer uma inclusão de novos talentos, uma inserção de oportunidades com a participação novos atletas e jogadores. E a partir disso, criar no nosso município as duas equipes oficiais de Futsal masculino e feminino.

Metas: Incentivar a prática de esportes, bem como promover uma interação e entretenimento entres as equipes e a população de forma geral.

Indicadores: Aumentar o numero de equipes participantes, no decorrer desse campeonato, onde serão 16 equipes entre masculino e feminino, criando assim uma expectativa maior entre os jogadores e a comunidade que ira torcer pelo os times da competição. Esse campeonato de Futsal, além disso estará investindo cerca de R$: 21 mil reais, entre pagamentos de árbitros, premiações, e troféus. Gerando assim, investimento e lazer para a população de forma geral.

Resultados: A partir desse grande evento, buscaremos os principais atletas, masculinos e femininos, para montar o time exclusivo do Município, os que mais se destacarem iram compor o time, e dai irão competir regionalmente. ou seja, o campeonato alem de promover uma ação esportiva, trará bons frutos para representar a seleção de Futsal da Cidade de Andorinha.



Órgão: Secretaria Municipal de Infraestrutura

ILUMINAÇÃO PÚBLICA NA SEDE E ZONA RURAL.


Número: 5

Responsável: JOSE BRAZ DA SILVEIRA

Descrição: MANUTENÇÃO E INSTALAÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA.

Metas: ATINGIR O MAIOR PERCENTUAL DE POSTES ATENDENDO A NECESSIDADES DAS PESSOAS NA ZONA RURAL E SEDE, DANDO MAIS ACESSIBILIDADE, SEGURANÇA E LAZER.

Indicadores: A MANUTENÇÃO E INSTALAÇÃO, ALÉM DE ESTAR DIRETAMENTE LIGADA À SEGURANÇA PÚBLICA NO TRÁFEGO, A ILUMINAÇÃO PÚBLICA PREVINE A CRIMINALIDADE, EMBELEZA; AS ÁREAS URBANAS, DESTACA, E VALORIZA MONUMENTOS, PRÉDIOS E PAISAGENS,FACILITA HIERARQUIA VIÁRIA, ORIENTA PERCURSOS E APROVEITA MELHOR AS ÁREAS DE LAZER.

Resultados: ATINGINDO ASSIM UM NUMERO EXPRESSIVO DE BAIRROS 85% E COMUNIDADES 80% ATENDIDAS COM A MANUTENÇÃO E INCLUSIVE DE NOVAS INSTALAÇÕES.


RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS VICINAIS NO MUNICÍPIO.


Número: 4

Responsável: JOSE BRAZ DA SILVEIRA

Descrição: RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS VICINAIS PATROLAMENTO E CASCALHAMENTO NO MUNICÍPIO.

Metas: ATINGIR O MAIOR PERCENTUAL DE QUILÔMETROS " KM", COM A RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS VICINAIS, COM ESTRADAS MELHORES O TRÂNSITO MAIS SEGURO, A POPULAÇÃO RURAL PODE SE DESLOCAR PARA OUTRAS LOCALIDADES E SEDE DO MUNICÍPIO COM MAIS SEGURANÇA E CONFORTO, ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO RURAL TAMBÉM ESTÁ GANHANDO MAIS AGILIDADE, CONFORTO E SEGURANÇA COM AS ESTRADAS RECUPERADAS.

Indicadores: O TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS TEM COM OBJETIVO GARANTIR A MELHOR TRAFEGABILIDADE, ACESSO DE VEÍCULOS E ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA .

Resultados: MAIS DE 300 QUILÔMETROS KM, RECUPERADOS DE ESTRADAS VICINAIS COM PATROLAMENTO E CASCALHAMENTO NO MUNICÍPIO.


LIMPEZA DE BARRAGENS, AGUADAS E CAÇIMBAS.


Número: 3

Responsável: JOSE BRAZ DA SILVEIRA

Descrição: LIMPEZA DE BARRAGENS, AGUADAS E CACIMBAS.

Metas: ATINGIR O MAIOR PERCENTUAL DE PRODUTORES NO MUNICÍPIO, DIMINUINDO O IMPACTO DA ESTIAGEM, MORTALIDADE DE ANIMAIS POR FALTA D´ÁGUA EM BASTANTE COMUM NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO.

Indicadores: COM A BAIXA DE MORTALIDADE NO REBANHO, VISANDO O DESLOCAMENTO ``MANEJO`` DOS ANIMAIS DE UM LOCAL A OUTRO A PROCURA DE ÁGUA, MANTENDO A FONTE DE RENDA DO PRODUTOR RURAL E AJUDANDO ATRAVESSAR A ESTIAGEM COM AS LIMPEZAS DE BARRAGEM PÚBLICAS, AGUADAS E CACIMBAS DO MUNICÍPIO.

Resultados: MAIS DE 30 (TRINTA) CACIMBAS LIMPAS NO INTERIOR DO MUNICÍPIO E MAIS DE 10 ( DEZ) BARRAGENS COMUNITÁRIAS ATENDIDAS, SENDO MAIS DE 200/250 FAMÍLIAS ATENDIDAS COM A AÇÃO.


MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO EM PARALE


Número: 2

Responsável: JOSE BRAZ DA SILVEIRA

Descrição: MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO EM PARALELEPÍPEDO.

Metas: ATINGIR O MAIOR PERCENTUAL DE QUILÔMETROS NAS RUAS DANIFICADAS, COM A RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO EM PARALELEPÍPEDO, COM A RECUPERAÇÃO MELHORA O TRÂNSITO DEIXANDO MAIS SEGURO, A POPULAÇÃO PODE SE DESLOCAR PARA OUTRAS LOCALIDADES COM MAIS SEGURANÇA E CONFORTO, GANHANDO MAIS AGILIDADE, CONFORTO E SEGURANÇA COM A MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO

Indicadores: MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO EM PARALELEPÍPEDO TEM COM OBJETIVO GARANTIR A MELHOR TRAFEGABILIDADE, ACESSO DE VEÍCOLOS COM SEGURANÇA E MANTENDO A ELEGACIA DO LOCAL.

Resultados: MAIS DE 5 A 8 KM QUILÔMETROS, MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO EM PARALELEPÍPEDO MUNICÍPIO.


Meu Bairro Limpo


Número: 1

Responsável: José Braz da Silveira

Descrição: Manter os bairros limpos e organizados cessando lixo, matagal, arvores, canteiros e praças limpas e organizadas.

Metas: Atender o maior número de bairros, comunidades e distrito do município, fazendo com que fique com mais vida e beleza dando lazer e saúde a população.

Indicadores: Melhorando a vida dos respectivos moradores, transeuntes, dando beleza, saúde, organização para os beneficiados.

Resultados: Mais de 4.000 beneficiados direta e indiretamente com o projeto meu bairro limpo.



Órgão: Secretaria de Finanças e Orçamento

Administração Com Uma Nova Visão


Número: 2

Responsável: Lourenço Duarte Figueiredo

Descrição: Administrar com excelência os recursos públicos

Metas: Diminuir os impactos ambientais; Valorizar os servidores públicos; Melhorar a arrecadação dos recursos; Ampliar a comunicação interna e externa; Melhorar a segurança pública; Diminuir os efeitos da estiagem; Levantamento das localidades atingidas pela seca.

Indicadores: Coleta Seletiva- ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 70% Monitoramento de Câmeras - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 50% Capacitação de Profissionais - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 80% Poços artesianos - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 50% Cacimbas e aguadas - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 60% Atendimento de carro pipa - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 80%

Resultados: Coleta Seletiva- ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 70% Monitoramento de Câmeras - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 50% Capacitação de Profissionais - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 80% Poços artesianos - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 50% Cacimbas e aguadas - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 60% Atendimento de carro pipa - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 80%

Informações Adicionais: Ampliar e manter a coleta seletiva na sede da Prefeitura Municipal e implantar nos demais setores ligados a mesma; Sede - Distritos - Povoados Valorizar o Servidor Público, com oferta de treinamentos, capacitações e cursos para melhor atendimento a nossa população; Sede - Distritos - Povoados Viabilizar a realização de convênios junto ao governo Federal/Estadual/Universidades e outros para o município; Sede - Distritos - Povoados Criar um e-mail institucional para a Gestão Municipal; Sede - Distritos - Povoados Buscar ajuda junto aos governos; Sede - Distritos - Povoados Montar um sistema de segurança via monitoramento por câmeras nos principais pontos da cidade e nos prédios públicos, podendo integrar as centrais a uma única central na Guarda Municipal, Polícia Militar e/ou Polícia Civil; Sede - Distritos - Povoados Aquisição de Equipamentos; Sede - Distritos - Povoados Aquisição de Veículos; Sede - Distritos - Povoados Construção e Ampliação de Prédios Públicos. Sede - Distritos - Povoados Perfuração de poços artesianos; Sede - Distritos - Povoados Limpeza de cacimbas e aguadas comunitárias; Sede - Distritos - Povoados Atender as localidades atingidas pela seca, através de carro pipa; Sede - Distritos - Povoados Fiscalização de queimadas e desmatamentos. Sede - Distritos - Povoados Instalações apropriadas Sede - Distritos - Povoados Fortalecer o Fórum de Desenvolvimento Sustentável Local e Integrado para uma democratização integrada da gestão no Território do Município; Sede - Distritos - Povoados Manter o portal de transparência; Sede - Distritos - Povoados Disponibilizar internet aberta nas praças municipais; Sede - Distritos - Povoados Manter e ampliar a oferta do serviço de atendimento via Ouvidoria, para que a população protocole na Prefeitura Municipal seus pedidos, sugestões e reclamações; Sede - Distritos - Povoados Criar um sistema de controle de compras para dar mais transparência a Gestão pública Sede - Distritos - Povoados



Órgão: Prefeitura Municipal de Andorinha

Administração com uma nova Visão


Número: 2

Responsável: Carlos André Guimarães de Araújo

Descrição: Administrar com excelência os recursos públicos

Metas: Diminuir os impactos ambientais; Valorizar os servidores públicos; Melhorar a arrecadação dos recursos; Ampliar a comunicação interna e externa; Melhorar a segurança pública; Diminuir os efeitos da estiagem; Levantamento das localidades atingidas pela seca.

Indicadores: Coleta Seletiva- ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 70% Monitoramento de Câmeras - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 50% Capacitação de Profissionais - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 80% Poços artesianos - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 50% Cacimbas e aguadas - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 60% Atendimento de carro pipa - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 80%

Resultados: Coleta Seletiva- ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 70% Monitoramento de Câmeras - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 50% Capacitação de Profissionais - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 80% Poços artesianos - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 50% Cacimbas e aguadas - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 60% Atendimento de carro pipa - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 80%

Informações Adicionais: Ampliar e manter a coleta seletiva na sede da Prefeitura Municipal e implantar nos demais setores ligados a mesma; Sede - Distritos - Povoados Valorizar o Servidor Público, com oferta de treinamentos, capacitações e cursos para melhor atendimento a nossa população; Sede - Distritos - Povoados Viabilizar a realização de convênios junto ao governo Federal/Estadual/Universidades e outros para o município; Sede - Distritos - Povoados Criar um e-mail institucional para a Gestão Municipal; Sede - Distritos - Povoados Buscar ajuda junto aos governos; Sede - Distritos - Povoados Montar um sistema de segurança via monitoramento por câmeras nos principais pontos da cidade e nos prédios públicos, podendo integrar as centrais a uma única central na Guarda Municipal, Polícia Militar e/ou Polícia Civil; Sede - Distritos - Povoados Aquisição de Equipamentos; Sede - Distritos - Povoados Aquisição de Veículos; Sede - Distritos - Povoados Construção e Ampliação de Prédios Públicos. Sede - Distritos - Povoados Perfuração de poços artesianos; Sede - Distritos - Povoados Limpeza de cacimbas e aguadas comunitárias; Sede - Distritos - Povoados Atender as localidades atingidas pela seca, através de carro pipa; Sede - Distritos - Povoados Fiscalização de queimadas e desmatamentos. Sede - Distritos - Povoados Instalações apropriadas Sede - Distritos - Povoados Fortalecer o Fórum de Desenvolvimento Sustentável Local e Integrado para uma democratização integrada da gestão no Território do Município; Sede - Distritos - Povoados Manter o portal de transparência; Sede - Distritos - Povoados Disponibilizar internet aberta nas praças municipais; Sede - Distritos - Povoados Manter e ampliar a oferta do serviço de atendimento via Ouvidoria, para que a população protocole na Prefeitura Municipal seus pedidos, sugestões e reclamações; Sede - Distritos - Povoados Criar um sistema de controle de compras para dar mais transparência a Gestão pública Sede - Distritos - Povoados



Órgão: Secretaria Municipal de Administração e Planejamento

Leilão de Bens


Número: 2

Responsável: Carlos André Guimarães de Araújo

Descrição: EDITAL Nº 007/2022 - PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 100/2022 - ALIENAÇÃO – LEILÃO Nº 001/2022 A Prefeitura Municipal de Andorinha - Bahia torna público, para conhecimento dos interessados, que, com base na Lei Federal nº 8.666/1993, será realizada a alienação de bens públicos por leilão para a venda de veículos e sucatas, materiais e equipamentos hospitalar, odontológico e de informática, considerados inservíveis antieconômicos e ociosos para a Administração Pública e integrantes do patrimônio disponível do município. O ato de Leilão nº 001/2022 será realizado no dia 17 de março de 2022, às 10h00min, no Ginásio de Esportes Altino Ferreira Junior, estabelecido na Avenida José Corgosinho de Carvalho Filho, Centro, CEP: 48.990-000, Andorinha – Bahia. Os bens inservíveis, antieconômicos e ociosos a serem oferecidos no leilão foram vistoriados, com avaliações previa e organizados em lotes pela Comissão de Vistoria e Avaliação, instituída pelo Decreto nº 030/2021, de 11 de janeiro de 2021, do senhor Prefeito municipal, conforme Termo de Avaliação da Comissão de avaliação de bens moveis datado de 29 de setembro de 2021

Metas: Foram alcançado os objetivos no referido Pregão. Todos os lotes foram arrematados.

Indicadores: O pregão teve a composição de 24 lotes, agrupados e avaliados por técnicos da comissão de leilão da Prefeitura Municipal de Andorinha

Resultados: Foram alcançado os objetivos no referido Pregão. Todos os lotes foram arrematados. Todo o dinheiro será revestido na compra de novos bens para o Município de Andorinha.

Informações Adicionais: A Presidente da comissão Comissão de Avaliação de Bens Móveis e Inservíveis do Município de Andorinha- Bahia", Decreto nº 030/2021. Fez o encaminhamento da prestação de contas do leilão 001/2022, para todas as secretarias e Câmara Municipal de vereadores com detalhes do valor final do leilão.



Órgão: Controladoria Geral

Administração Com Uma Nova Visão


Número: 2

Responsável: José Amador Da Silva

Descrição: Administrar com excelência os recursos públicos

Metas: Diminuir os impactos ambientais; Valorizar os servidores públicos; Melhorar a arrecadação dos recursos; Ampliar a comunicação interna e externa; Melhorar a segurança pública; Diminuir os efeitos da estiagem; Levantamento das localidades atingidas pela seca.

Indicadores: Coleta Seletiva- ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 70% Monitoramento de Câmeras - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 50% Capacitação de Profissionais - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 80% Poços artesianos - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 50% Cacimbas e aguadas - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 60% Atendimento de carro pipa - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 80%

Resultados: Coleta Seletiva- ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 70% Monitoramento de Câmeras - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 50% Capacitação de Profissionais - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 80% Poços artesianos - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 50% Cacimbas e aguadas - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 60% Atendimento de carro pipa - ANO 2022 A 2025 - ALCANÇAR 80%

Informações Adicionais: Ampliar e manter a coleta seletiva na sede da Prefeitura Municipal e implantar nos demais setores ligados a mesma; Sede - Distritos - Povoados Valorizar o Servidor Público, com oferta de treinamentos, capacitações e cursos para melhor atendimento a nossa população; Sede - Distritos - Povoados Viabilizar a realização de convênios junto ao governo Federal/Estadual/Universidades e outros para o município; Sede - Distritos - Povoados Criar um e-mail institucional para a Gestão Municipal; Sede - Distritos - Povoados Buscar ajuda junto aos governos; Sede - Distritos - Povoados Montar um sistema de segurança via monitoramento por câmeras nos principais pontos da cidade e nos prédios públicos, podendo integrar as centrais a uma única central na Guarda Municipal, Polícia Militar e/ou Polícia Civil; Sede - Distritos - Povoados Aquisição de Equipamentos; Sede - Distritos - Povoados Aquisição de Veículos; Sede - Distritos - Povoados Construção e Ampliação de Prédios Públicos. Sede - Distritos - Povoados Perfuração de poços artesianos; Sede - Distritos - Povoados Limpeza de cacimbas e aguadas comunitárias; Sede - Distritos - Povoados Atender as localidades atingidas pela seca, através de carro pipa; Sede - Distritos - Povoados Fiscalização de queimadas e desmatamentos. Sede - Distritos - Povoados Instalações apropriadas Sede - Distritos - Povoados Fortalecer o Fórum de Desenvolvimento Sustentável Local e Integrado para uma democratização integrada da gestão no Território do Município; Sede - Distritos - Povoados Manter o portal de transparência; Sede - Distritos - Povoados Disponibilizar internet aberta nas praças municipais; Sede - Distritos - Povoados Manter e ampliar a oferta do serviço de atendimento via Ouvidoria, para que a população protocole na Prefeitura Municipal seus pedidos, sugestões e reclamações; Sede - Distritos - Povoados Criar um sistema de controle de compras para dar mais transparência a Gestão pública Sede - Distritos - Povoados